Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Em carta a Pazuello, estados pedem que policiais tenham prioridade na fila de vacinação

Secretários pedem equidade entre agentes de saúde e forças de segurança para receber vacinas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Todos os secretários estaduais de Segurança Pública assinaram uma carta encaminhada aos ministros da Justiça, André Mendonça, e da Saúde, Eduardo Pazuello, em que pedem a mesma prioridade dada aos agentes de saúde para a vacinação das forças policiais.

A manifestação é uma resposta aos critérios da pasta comandada por Pazuello que colocaram os policiais na 21ª posição entre as prioridades para vacinação. Os detentos, por exemplo, ocupam a 17ª posição na lista, portanto, seriam vacinados primeiro.

Como mostrou o Painel, o secretário de Segurança de Goiás, Rodney Miranda, disse se negar a cumprir as regras e vacinar presos antes dos policiais do estado. Ao lado da atuação do governo contra a inclusão das carreiras policiais na PEC Emergencial, a falta de prioridade na vacinação virou motivo de insatisfação entre as carreiras do setor de segurança, base eleitoral de Jair Bolsonaro.

Os secretários defendem a equidade entre os agentes de saúde e segurança e argumentam que os policiais estão cumprindo medidas de controle sanitário, atuam no socorro e transporte das vítimas e, com a chegada das vacinas, protegem a cadeia logística de distribuição dos insumos.

“Todas essas atividades são realizadas de forma presencial, em contato com as pessoas, e com alto grau de exposição à contaminação pelo vírus.(...) Não há espaço para home office”, diz trecho da carta.

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, sem máscara em cerimônia de prorrogação do Auxílio Emergencial
O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, sem máscara em cerimônia de prorrogação do Auxílio Emergencial - EDU ANDRADE/Fatopress

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.