Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Cacique Raoni manda recado a Joe Biden e pede que ignore Bolsonaro, presidente ruim

Presidente brasileiro tem tentado acenar para a agenda ambiental do norte-americano

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Durante ato virtual nesta quinta-feira (15), o cacique Raoni Metuktire, 91, enviou recado a Joe Biden e pediu que ele ignore o presidente ruim, Jair Bolsonaro.

“Não sei falar o seu nome, o senhor [Biden] já deve ter ouvido falar de mim. Sempre lutei pela floresta e os presidentes anteriores me ouviram. Espero que me escute também. Somente este presidente está contra mim. Se esse presidente ruim falar algo para o senhor, ignore-o e diga: Raoni já falou comigo", diz o cacique.

"Ele está incentivando o garimpo, madeireiro. Quero rio limpo, a floresta em pé. Para que nos odiar tanto? Não quero ver ninguém derrubando a floresta”, disse Raoni no ato "Emergência Amazônica: Em Defesa da Floresta e da Vida", completa.

Liderança da região do Xingu, o cacique é conhecido no mundo todo pela defesa dos direitos dos povos indígenas. Seu verdadeiro nome é Ropni (“onça”), e ele pertence aos Mebêngôkre do grupo Metyktire, mas ganhou fama mundial como líder dos Kaiapó.

Bolsonaro tem tentado acenar para a agenda ambiental do presidente norte-americano, que colocou a Cúpula dos Líderes sobre o Clima na próxima semana como última chance para o governo brasileiro.

Em carta enviada a Biden, Bolsonaro prometeu eliminar o desmatamento ilegal no Brasil até 2030.​

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.