Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Criticado por Teich, CFM diz que não há evidências para mudar parecer sobre tratamento precoce

Ex-ministro da Saúde disse à CPI da Covid que conselho teve 'postura inadequada'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Acusado pelo ex-ministro da Saúde Nelson Teich de ter tido uma postura inadequada ao liberar os médicos para receitarem cloroquina para pacientes com Covid-19, o Conselho Federal de Medicina diz ao Painel que ainda não vê evidências para mudar seu parecer sobre o tema.

O parecer 04/2020 do CFM não recomenda o uso de medicamentos do chamado kit Covid, como a cloroquina, para o tratamento da Covid-19, mas enfatiza a autonomia do médico para prescrevê-los aos pacientes.

"O CFM tem acompanhado inúmeros estudos sobre o tema conduzidos ao redor do mundo. Contudo, até o momento, entende que não há evidências fortes o suficiente, ou seja, reconhecidas por sua alta evidência científica, justificando a mudança do Parecer 04/2020, onde delega ao médico e ao paciente, em comum acordo e baseados em suas prerrogativas constitucionais, a decisão sobre qual o tratamento a ser realizado", diz o conselho à coluna por meio de nota.

O ex-ministro da Saúde Nelson Teich durante depoimento à CPI da Covid
O ex-ministro da Saúde Nelson Teich durante depoimento à CPI da Covid - Pedro Ladeira/Folhapress

Teich criticou o comportamento do CFM durante depoimento à CPI da Covid nesta quarta-feira (5).

“É uma postura inadequada. Porque pode estimular o uso de um remédio que não temos comprovação [de eficácia], em condições que o paciente pode estar mais exposto a não ter os cuidados necessários para o uso do medicamento. A minha posição é contrária” ", disse.

Sobre a crítica, o CFM diz que "respeita a opinião do ex-ministro e terá, em momento a ser definido, a oportunidade de apresentar esclarecimentos sobre o tema."

Estudos padrão-ouro (com grupo controle, randomizados e duplo-cego) mostraram a ineficácia da cloroquina no tratamento da Covid-19. Além disso, acumulam-se relatos de efeitos adversos gerados pelo uso do medicamento.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.