Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu indígenas

Entidades acionam a ONU contra projeto que dificulta demarcação de terras indígenas no Brasil

Conectas, Apib e outras pedem que organização cobre medidas da Câmara e do Senado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Cinco entidades encaminharam à ONU um “apelo urgente” em que pedem à organização que cobre medidas imediatas de autoridades brasileiras sobre a possível aprovação do projeto de lei 490.

O texto foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara e, segundo as entidades, inviabiliza a demarcação de terras indígenas, ameaça os territórios existentes e tira direitos previstos na Constituição.

As entidades pedem que a ONU contribua para que a Câmara e o Senado compreendam que o projeto tem vícios de constitucionalidade e configura retrocesso social e impeçam a continuidade de sua tramitação ao menos durante a pandemia da Covid-19.

Elas também solicitam que todos os projetos de lei com consequências semelheantes sejam submetidos a amplo e detalhado debate democrático, o que afirmam não ter acontecido nesse caso.

Assinam o documento Conectas Direitos Humanos, Apib (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil), Coiab (Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira), Comissão Arns e Instituto Socioambiental.

Após confronto com a tropa de choque da PM, índios protestam próximo à entrada do anexo II e do anexo IV da Câmara dos Deputados
Após confronto com a tropa de choque da PM, índios protestam próximo à entrada do anexo II e do anexo IV da Câmara dos Deputados - Pedro Ladeira/Folhapress

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.