Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Folhajus

Bretas determina transferência de Cabral para cadeia sem contato com citados em delação

Ex-governador estava detido com delegado mencionado em acordo; novo secretário de Administração Penitenciária também foi alvo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O juiz Marcelo Bretas determinou a transferência do ex-governador Sérgio Cabral do presídio Bangu 8 para o Batalhão Especial Prisional (BEP) administrado pela Polícia Militar.

O ex-governador do Rio Sergio Cabral, durante entrevista à Folha no início de agosto - Tércio Teixeira/Folhapress

A decisão desta quarta-feira (15) foi tomada para atender ordem do ministro Edson Fachin, do STF (Supremo Tribunal Federal), para que o ex-governador se mantenha afastado de pessoas mencionadas em depoimentos de seu acordo de delação premiada.

Este é o caso do atual secretário de Administração Penitenciária, Fernando Veloso, responsável pela administração dos presídios da pasta, e do delegado Maurício Demétrio, preso em junho.

A defesa de Cabral havia solicitado a prisão domiciliar do ex-governador, alegando que o ex-governador não poderia ficar em nenhuma unidade prisional vinculada ao sistema de segurança do estado. Apontou também o fato de a detenção perdurar quase cinco anos.

Bretas, contudo, entendeu que a retirada da custódia de Cabral do âmbito da Secretaria de Administração Penitenciária para a Polícia Militar seria o suficiente para atender a decisão do ministro.

A transferência deve ocorrer nos próximos dias. Cabral está desde 2018 no presídio de Bangu 8, após passagem por Curitiba.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.