Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Para inibir policiais no 7 de setembro, governo da Bahia ordena que corregedoria faça monitoramento

Oficiais que participem de manifestações que afrontem instituições serão investigados, diz portaria

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Secretaria de Segurança da Bahia acionou as corregedorias do sistema estadual para monitorar a possível participação de policiais civis, militares e bombeiros em atos de 7 de setembro que "tendam a desvirtuar os mandamentos constitucionais e afrontar os Poderes e as instituições legitimamente constituídas."

Segundo Ricardo Cesar Mandarino Barretto, secretário de Segurança da administração Rui Costa (PT-BA), é uma forma de inibir a participação desses oficiais.

"Fiz isso para prevenir, por conta do que anda circulando nas redes sociais", diz o secretário ao Painel.

A portaria assinada por Barretto determina que as corregedorias adotam providências legais para apuração de condutas ílicitas perpretadas por qualquer policial ou bombeiro, fardado ou à paisana, que participais de tais manifestações.

Após a instauração de procedimento, caso sejam identificados indícios de crimes comuns ou militares, as corregedorias devem informar ao Ministério Público, completa a portaria.

A Folha mostrou neste domingo (5) que o governo do estado avalia que o clima é de relativa tranquilidade. Mas há movimentação entre policiais da reserva com pretensões eleitorais e que insuflam a adesão às manifestações.

O presidente Jair Bolsonaro cumprimenta populares na entrada do Forte dos Andradas, em Guarujá, no litoral sul de São Paulo
O presidente Jair Bolsonaro cumprimenta populares na entrada do Forte dos Andradas, em Guarujá, no litoral sul de São Paulo - Eduardo Anizelli-13.jan.2020/Folhapress

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.