Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Apoiadores de Eduardo Leite já falam em prévias do PSDB maculadas e possível adiamento

Eles afirmam que o prejuízo às campanhas já está dado com as falhas no aplicativo neste domingo (21)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A instabilidade do aplicativo de votação das prévias presidenciais do PSDB, que persiste desde o começo da manhã deste domingo (21), tem feito com que apoiadores e membros da campanha de Eduardo Leite (RS) falem em um processo já maculado e cogitem adiamento do processo ou abertura de mais dias para votação.

Eles dão como certo que, depois do ocorrido, a chapa vencida judicializará o processo, já que os possíveis prejuízos para os dois estariam muito claros.

Tucanos não têm conseguido votar desde as 8h30. O partido já ampliou o processo até as 18h, mas a campanha do governador do RS pediu reunião com a direção do PSDB para debater o problema.

O presidente do partido, Bruno Araújo, está se reunindo com representantes das candidaturas para buscar uma solução.

Doria e Leite nas prévias do psdb
Doria e Leite em evento das prévias do PSDB, em Brasília - Pedro Ladeira/Folhapress

O uso do aplicativo foi definido pelo PSDB mesmo após as campanhas de Doria e Leite apontarem falhas e fragilidades. O partido apostou na correção desses problemas até a votação.

Aliados de Leite afirmam que o processo já está maculado e que o encerramento da votação neste domingo (21) implicará em prejuízo inevitável para todos os candidatos, podendo gerar desequilíbrios.

Isso porque, argumentam, já havia equipes de mobilização com programação marcada para a manhã deste domingo (21) e que não puderam exercer suas atividades de estimular os tucanos a votar. Muitos deles já têm compromisso pela tarde e não poderão continuar com as ações.

Além disso, eles dizem acreditar que muitos eleitores que tentaram votar durante o dia podem não voltar a tentar. Segundo eles, o governador gaúcho seria mais prejudicado, porque sua campanha está mais espalhada pelo Brasil, ao passo que Doria concentraria seus votos em São Paulo.

Em nota, o diretório de Minas Gerais do PSDB, que apoia Leite, fala que não se trata somente de uma instabilidade no aplicativo, mas de uma "dimensão inviabilizadora do legítimo direito ao voto".

"Solicitamos que o ocorrido seja apurado e, com transparência de informações, o partido possa tomar as decisões corretas para para concluir o processo eleitoral das prévias partidárias sem prejuízo a qualquer um dos concorrentes e filiados", diz o texto.

Em nota, Marco Vinholi, presidente estadual do PSDB-SP, e Fernando Alfredo, presidente municipal do PSDB-SP, disseram que, das 8h às 12h, o aplicativo apresentava instabilidade, "o que tem impossibilitado os filiados de votarem".

"Somente em São Paulo são cerca de 26 mil (62% do total) credenciados que, neste momento, não conseguem acesso ao voto", afirmaram.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.