Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Líderes da Câmara de SP falam em cassação de vereadora que teria agredido colega no banheiro

Versão de Janaína Lima (Novo) não foi bem recebida e ela foi criticada por briga com colega de 60 anos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

As principais lideranças da Câmara Municipal de São Paulo afirmam que o episódio de agressão entre as vereadoras Janaína Lima e Cris Monteiro, ambas do Novo, não passará impune.

"Cartão vermelho" é o que têm dito esses vereadores sobre Janaína, referindo-se a cassação. Eles dizem que ela feriu uma pessoa com 60 anos (ela tem 37) e fisicamente mais frágil. Janaína discursou no plenário na sequência, enquanto Cris, demonstrando abalo físico e emocional, socorreu-se junto a colegas e perguntava a respeito de providências a tomar.

A vereadora Cris Monteiro (Novo) acusa a colega de partido Janaína Lima de tentar enforcá-la no banheiro da Câmara de SP
A vereadora Cris Monteiro (Novo) acusa a colega de partido Janaína Lima de tentar enforcá-la no banheiro da Câmara de SP - Divulgação

O Painel mostrou que as duas vereadoras registraram boletins de ocorrência relatando agressões no banheiro da Câmara durante discussão do projeto de reforma da previdência municipal na quarta-feira (10). Ambas divulgaram fotos com hematomas.

A versão de Janaína de que teria agido em legítima defesa não foi bem recebida por colegas, inclusive por alguns que estiveram com ela e a ouviram na sequência do episódio. Vereadores de todo o espectro político, da esquerda do PSOL à direita do PSL, manifestaram solidariedade a Cris e colocaram-se à disposição para auxiliá-la nas medidas cabíveis.

Eles procuraram a Mesa Diretora da Câmara, presidida por Milton Leite (DEM), para pedir providências.

"Fui agarrada, jogada no chão e segurada pelo pescoço. Tive minha peruca arrancada e pisoteada [Cris tem alopecia]. Quando caí no chão do banheiro da Câmara o barulho foi tão ensurdecedor que a GCM [Guarda Civil Metropolitana] teve que arrombar a porta e me resgatar aos prantos do chão!", escreveu Cris Monteiro nas redes sociais.

Neste primeiro momento, a Procuradoria da Câmara apura o ocorrido. Na sequência, a Corregedoria da Casa deverá ser acionada para tratar das possíveis sanções. Uma eventual cassação teria que ser votada em plenário pelos vereadores.

Nesta quinta-feira (11), a Comissão de Ética do partido Novo determinou a suspensão liminar das filiações das vereadoras pelo período de apuração do ocorrido —o que não impedirá que exerçam seus mandatos.

A vereadora Janaina Lima (Novo) também registrou BO e diz que agiu em legítima defesa contra a vereadora Cris Monteiro (Novo)
A vereadora Janaina Lima (Novo) também registrou BO e diz que agiu em legítima defesa contra a vereadora Cris Monteiro (Novo) - Divulgação

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.