Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Folhajus PEC dos Precatórios

'Não existe processo legislativo secreto', diz ex-ministro do STF

Carlos Ayres Britto falou sobre a sonegação de informações da votação da PEC dos Precatórios pela Câmara

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ex-ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Carlos Ayres Britto citou um dos principais pontos da Constituição, que trata dos direitos e garantias fundamentais, para afirmar ser descabida a atitude da Câmara dos Deputados de sonegar informações públicas sobre a votação de uma PEC.

"O artigo 5º, inciso 33, assevera que todos têm direito a receber dos órgãos públicos informações de interesse coletivo ou geral sob pena de responsabilidade", disse o ministro, frisando a última parte. "Não existe processo legislativo secreto. Tudo tem que ser aberto, é um direito fundamental."

Britto, que relatou no Supremo o histórico julgamento que revogou a Lei de Imprensa da ditadura militar, lembrou ainda a clássica frase do juiz da Suprema Corte norte-americana Louis Brandeis (1856-1941), que simboliza mundialmente a defesa da transparência na administração pública. "A luz do Sol é o melhor dos desinfetantes."

Como mostrou a Folha, a Câmara se recusou por mais de 30 dias a revelar nomes de deputados que votaram a PEC dos Precatórios de forma remota, por meio de uma manobra patrocinada pelo presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL). Após liberada, a lista veio com ao menos um erro e indicou que ao menos outro parlamentar votou de forma irregular.

O ministro aposentado do STF Carlos Ayres Britto durante entrevista à Folha em sua casa, em Brasília (DF)
O ministro aposentado do STF Carlos Ayres Britto durante entrevista à Folha em sua casa, em Brasília (DF) - Pedro Ladeira/Folhapress

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.