Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Diretor do Butantan fala em independência da Anvisa para decidir sobre Coronavac para crianças

Agência deve decidir sobre liberação para crianças de 3 a 11 anos, que é criticada por Bolsonaro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O diretor do Butantan, Dimas Covas, diz acreditar que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) demonstrará mais uma vez não se submeter a pressões do governo federal ao decidir sobre o pedido de liberação da Coronavac para uso infantil.

A vacina é produzida pelo instituto, que pediu autorização para que seja aplicada em crianças de 3 a 11 anos. "A agência está demonstrando independência ao longo de todo esse processo. O presidente Barra Torres teve uma postura muito altiva em defesa da instituição", afirma Covas.

Desde o início da pandemia, Jair Bolsonaro (PL) tem atacado a Coronavac por ser associada ao governador de São Paulo, João Doria (PSDB). Para Covas, esse fator não dificultará a aprovação pela agência. "É um momento importante para a Anvisa mostrar que é uma instituição de Estado, não de governo. A agência está muito fortalecida", afirma.

Na semana passada, o Butantan apresentou os últimos documentos e respondeu a questionamentos feitos pela agência. Já há 15 milhões de doses prontas, das quais 12 milhões reservadas para vacinar crianças no estado de São Paulo. A expectativa é de uma decisão para a próxima semana

O diretor do Instituto Butantan Dimas Covas durante coletiva de imprensa no salão azul do Senado
O diretor do Instituto Butantan Dimas Covas durante coletiva de imprensa no salão azul do Senado - Pedro Ladeira/Folhapress

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.