Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Prova de residência médica da USP é suspensa após suspeita de fraude

Faculdade alterou edital após anular uma das fases do processo seletivo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Após pedido de um grupo de médicos, o juiz José Eduardo Cordeiro Rocha, da 14ª vara de Fazenda Pública, suspendeu provisoriamente o processo seletivo para vagas no programa de residência médica da USP (Universidade de São Paulo). A decisão foi publicada nesta sexta-feira (7).

Os médicos relatam que foram aprovados na primeira fase do processo (prova de múltipla escolha) e realizaram a segunda fase (prova multimídia).

Posteriormente, a faculdade comunicou que havia identificado indícios de fraude e que a segunda fase seria anulada. A instituição determinou, então, que em vez de realizar outra prova, a segunda fase fosse suprimida, alterando o edital publicado inicialmente.

Em sua decisão, o magistrado escreveu que a alteração no edital aparentemente alterou substancialmente as regras estabelecidas na convocação, já no decorrer do processo, o que não é permitido.

"A supressão da prova multimídia e o aumento do peso dado à prova inicial, para o cômputo da nota final de aprovação, retirou dos candidatos que não alcançaram nota elevada na primeira fase a possibilidade de melhora de sua classificação, previsão que constava originalmente do edital", afirmou Cordeiro Rocha.

O juiz manteve, todavia, o cronograma de entrevistas e análises de títulos, agendadas para a próxima semana.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.