Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Aliados de Zema veem pressão de Flávio como fragilidade de Bolsonaro em MG

Filho do presidente visitou governador tentando emplacar aliados em chapa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A visita de Flávio Bolsonaro (PL-RJ) a Romeu Zema (Novo) na última segunda-feira (7) foi vista por aliados do governador como demonstração da dificuldade que Jair Bolsonaro (PL) enfrenta para montar um palanque em Minas Gerais.

O filho do presidente se reuniu em uma conversa rápida com Zema e estava acompanhado pelo deputado e ex-ministro do Turismo Marcelo Álvaro (PSL-MG). O encontro foi visto por políticos mineiros como uma forma de pressão.

O senador busca uma posição de Zema sobre a inclusão do bolsonarista como vice em sua chapa ou apoio para ele ser o candidato ao Senado do governador. Dessa forma, o presidente teria garantia de palanque no estado.

Os aliados de Zema lembram que Álvaro não está nem entre os principais nomes cotados para vice, cuja lista hoje é encabeçada pelo deputado federal Marcelo Aro (PP), e tem outros postulantes, dentro e fora do Novo.

No caso do Senado, a aceitação do ex-ministro do Turismo também é vista como difícil. O comentário entre os aliados é que, hoje, Zema usará a tática de não atacar ninguém, mas sem se aproximar do grupo de Bolsonaro e da rejeição que o acompanha.

Um dos argumentos é que, com ou sem aliança, Zema tem eleitorado, em especial no norte de Minas, predominantemente lulista e, portanto, não é interessante qualquer sinalização de apoio ao presidente ou integrantes de seu grupo.

Como mostrou o Painel, a boa avaliação tanto de Zema como de Lula tem feito integrantes do governo mineiro alimentar um movimento para apoiar o petista na disputa presidencial e criar o voto casado em Minas Gerais.

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), em seu gabinete no Prédio Tiradentes
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), em seu gabinete no Prédio Tiradentes - Pedro Gontijo/Imprensa MG

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.