Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Rússia

Comitiva de Bolsonaro na Rússia inclui expoentes da ala ideológica da Cultura

Presidente tem encontro marcado com Putin em meio a crise que envolve temor de guerra

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Jair Bolsonaro (PL) vai levar a cúpula da Secretaria de Cultura do governo federal em sua viagem para a Rússia e a Hungria, programada para 14 de fevereiro. A secretaria é comandada pelo ator Mário Frias, um dos mais radicais apoiadores do presidente.

Outros bolsonaristas fervorosos que cercam o secretário também devem participar da viagem, como André Porciuncula (secretário de Fomento), Felipe Cruz Pedri (secretário de Audiovisual), Raphael Azevedo (chefe de gabinete) e Hélio Ferraz (secretário adjunto). A autorização para afastamento de 13 a 23 de fevereiro de todos eles já foi publicada no Diário Oficial da União, assinada pelo ministro Gilson Machado, do Turismo.

A viagem de Bolsonaro é considerada delicada por acontecer em meio a uma crise entre Rússia e Ucrânia que envolve o temor de início de uma guerra. Como mostrou a Folha, os Estados Unidos têm pressionado o governo federal a cancelar a viagem em mais uma ação para tentar isolar o líder russo, Vladimir Putin.

Inspirados pelo discurso de Bolsonaro de que a Lei Rouanet seria uma "mamata" para artistas, categoria crítica ao presidente, o grupo encabeçado por Frias e Porciuncula assumiu para si uma cruzada de enfraquecimento dela.

Nesta terça (8), o governo federal publicou uma instrução normativa que oficializa um grande pacote de mudanças introduzidas na Rouanet num decreto do meio do ano passado, como a inclusão de arte sacra no âmbito da lei.

Além desse projeto, Frias e seu grupo promovem ataques a opositores de Bolsonaro nas redes sociais e fazem campanha em defesa das pautas mais radicais do governo, como as relacionadas à facilitação do acesso a armas.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.