Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Doria filia 1ª vacinada ao PSDB, e MDB fala em traição do governador tucano

Enfermeira Mônica Calazans recebeu convite do governador e pretende ser candidata a deputada federal

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O destino eleitoral da primeira vacinada contra a Covid-19 no Brasil, a enfermeira Mônica Calazans, sofreu uma reviravolta e ela deverá ser candidata pelo PSDB, e não mais pelo MDB.

Como revelou o Painel, Mônica se filiou ao MDB para se lançar como deputada federal por São Paulo. No entanto, ela comunicou a sigla que partirá para o PSDB após ter recebido apelo do governador João Doria (PSDB), que participou da cerimônia de sua vacinação em janeiro do ano passado.

Ela afirma ao Painel que Doria disse que a queria ao lado dela nessa campanha e que ela aceitou por gratidão. No novo partido está mantida a ideia de se lançar como deputada federal, diz, e suas pautas serão enfermagem, saúde pública e mulheres negras.

Marco Vinholi, presidente do diretório estadual do PSDB, diz que ela "sem dúvida ela representa muito para São Paulo e para o Brasil."

A decisão foi recebida por líderes do MDB como uma traição do governador, do qual o partido é o aliado mais próximo em São Paulo. O partido faz parte da base de apoio à candidatura de Rodrigo Garcia (PSDB) ao governo do estado, por exemplo.

A enfermeira Mônica Calazans em Itaquera, na zona leste de São Paulo
A enfermeira Mônica Calazans em Itaquera, na zona leste de São Paulo - Ronny Santos/Folhapress

O tucano tem um histórico de crises similares com aliados nos últimos anos e que tem sido trazido à tona recentemente por políticos de seu partido que estão insatisfeitos com sua candidatura presidencial.

As rupturas com Geraldo Alckmin, que foi seu padrinho político no PSDB, e Jair Bolsonaro, de quem se aproximou em 2018 e chegou a criar o termo 'Bolsodoria', estão entre esses episódios.

Mônica, 55, foi vacinada em 17 de janeiro de 2021, em São Paulo. Mulher, negra e enfermeira da UTI do Instituto de Infectologia Emílio Ribas e do Pronto Atendimento São Mateus, ela foi escolhida pelo governo Doria e recebeu a Coronavac.

Em entrevista recente à coluna Mônica Bergamo, ela disse ter sido alvos de ataques racistas pela primeira vez na vida, após a projeção nacional, mas que não se preocupa.

"Durante todo esse período que estou carregando esse título, quero sempre fazer bonito para a minha raça, para as mulheres e para a enfermagem", disse.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.