Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Folhajus

Moraes ameaça suspender Telegram se não houver bloqueio de perfis ligados a Allan dos Santos

Ministro do Supremo Tribunal Federal deu 24 horas para sua decisão ser cumprida,

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), ameaça bloquear o Telegram pelo prazo inicial de 48 horas, além de aplicar multa ao aplicativo de mensagens russo, caso não haja a suspensão de três perfis ligados ao influenciador bolsonarista Allan dos Santos.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal - Rosinei Coutinho/SCO/STF

A informação foi antecipada pelo Painel. "A efetivação da determinação judicial de bloqueio [dos perfis] deverá ocorrer no prazo máximo de 24 horas, sob pena de suspensão dos serviços do Telegram no Brasil, pelo prazo inicial de 48 horas", diz o ministro na decisão, datada desta quinta (24), que está sob segredo de justiça.

Os perfis são o pessoal do influenciador (@allandossantos), e os de dois veículos ligados a ele (@artigo220 e @tercalivre).

Moraes estipula multa diária de R$ 100 mil por perfil indicado e não bloqueado no prazo fixado. Em sua decisão, ele cita que pediu a suspensão dos perfis em 13 de janeiro, e não foi atendido.

Também menciona que Allan tem como hábito abrir novas contas em diferentes plataformas para driblar a derrubada de seus perfis. Ele é investigado no inquérito das milícias digitais, relatado por Moraes.

"O investigado tem se utilizado do alcance de seu perfil no aplicativo Telegram (com mais de 121 mil inscritos) como parte da estrutura destinada à propagação de ataques ao Estado Democrático de Direito, ao STF, ao Tribunal Superior Eleitoral e ao Senado Federal, além de autoridades vinculadas a esses órgãos", afirma o ministro.

O Telegram, bastante usado por bolsonaristas, não tem sede no Brasil, apenas um escritório de advocacia que faz representação comercial no Rio de Janeiro, como revelou a Folha. Moraes determina que a notificação seja feita junto a este escritório.

Um projeto de lei em tramitação no Congresso prevê que ele seja suspenso caso não colabore com as autoridades brasileiras. Também pode haver uma decisão judicial nesse sentido.

Em mensagem de áudio enviada pelo Telegram no início da noite, Allan fez um desafio ao ministro. "Alexandre de Moraes, se você mandar derrubar esse canal eu crio outro, eu crio outro, e eu crio outro".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.