Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Desafeto de Mamãe Falei, padre Julio diz que áudios são ofensivos a todas as mulheres

Conhecido por trabalho com população de rua, ele é chamado de 'cafetão da miséria' pelo deputado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Alvo de críticas de Arthur do Val (Podemos) nos últimos anos, o padre Júlio Lancellotti reagiu com indignação aos áudios atribuídos ao deputado a respeito das mulheres ucranianas durante conversa com o deputado estadual Paulo Fiorilo (PT), de quem é próximo.

Ao Painel o padre diz que é necessário que a autenticidade dos áudios seja comprovada, já que atualmente existem muitas fake news, mas que o conteúdo das gravações é ofensivo a todas as mulheres, ainda mais tão perto do Dia Internacional da Mulher (8 de março).

Padre Júlio Lancellotti durante estreia do filme Irmã Dulce, em 2014
Padre Júlio Lancellotti durante estreia do filme Irmã Dulce, em 2014 - Bruno Poletti-18.nov.2014/Folhapress

"Qualquer consideração sobre a mulher deve ser respeitosa. Dizer que as ucranianas são fáceis porque são pobres é ofensivo não só para as ucranianas, mas para todas as mulheres. Um cavalheiro, como é o deputado, não falaria uma coisa dessas", afirma Lancellotti.

O padre é conhecido pelo trabalho que realiza junto à população de rua de São Paulo e já protagonizou cenas como a de quebrar a marretadas pedras colocadas pela prefeitura em um viaduto na zona leste de São Paulo como medida para evitar moradores de rua.

Arthur do Val, conhecido como Mamãe Falei, passou a se referir ao padre como "cafetão da miséria" e a dizer que seu trabalho com a população de rua era nocivo no final de 2020.

À época, Lancellotti registrou um boletim de ocorrência após ter sido xingado por um motoqueiro enquanto fazia trabalho de atendimento a moradores de rua e disse que havia começado a se sentir ameaçado após os ataques do parlamentar.

A Justiça eleitoral determinou que o deputado excluísse posts em que "caluniava, difamava e injuriava" o padre com objetivo de se tornar mais conhecido, segundo a decisão.

Arthur do Val, o Mamãe Falei, viajou ao leste europeu na companhia de Renan Santos, líder do MBL (Movimento Brasil Livre), com a justificativa de que ajudariam a população ucraniana.

Nos áudios, o pré-candidato ao Governo de São Paulo teria afirmado que as ucranianas são "fáceis" de pegar por serem pobres —e que a fila de refugiados da guerra tem mais mulheres bonitas do que a "melhor balada do Brasil".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.