Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

PT recorre ao TSE contra decisão sobre Lollapalooza

Advogados apontam preocupação com criação de precedente que poderia contrariar liberdade de expressão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Advogados do PT foram ao TSE contra a decisão do ministro Raul Araújo, que classificou como propaganda eleitoral as manifestações políticas das cantoras Pabllo Vittar e Marina no Lollapalooza.

Araújo também determinou multa de R$ 50 mil para a organização do festival se houver outras declarações de cunho político.

Na ação, protocolada neste domingo (27), o PT pede para entrar na ação como terceiro interessado e alega não ter havido violação da lei eleitoral.

Imagem reproduzida de vídeo mostra a cantora Pabblo Vittar andando ao lado do público, abaixo do palco de seu no show no festival Lollapalooza. A cantora segura uma toalha de banho que tem a figura do ex-presidente Lula estampada
A cantora Pabllo Vittar segura uma toalha com a imagem do ex-presidente Lula, durante seu show no Lollapalooza Brasil 2022. - Reprodução - 26.mar.2022/Multshow

Na peça, o partido pede a revisão da decisão "reafirmando-se as liberdades e garantias constitucionais à liberdade de expressão e a vedação à censura, bem como reconhecendo que a manifestação artística em prol ou contra de quaisquer figuras políticas, desde que não haja pedido explícito de voto ou participação direta do beneficiado politicamente, não configura ato atentatório à Lei Eleitoral".

O recurso é assinado por advogados dos escritórios Teixeira Zanin Martins e Aragão e Ferraro, que representam o PT.

A decisão do ministro do TSE acata parcialmente um pedido da campanha de Bolsonaro, do PL, realizado na manhã de sábado (26). De acordo com a representação, na noite desta sexta-feira, durante as primeiras apresentações, artistas como Pabllo Vittar e Marina se manifestaram politicamente contra Bolsonaro e a favor de seu principal adversário, com ampla repercussão na mídia.

A ordem em caráter liminar do ministro do TSE foi criticada tanto em tribunais superiores como por advogados por ferir a liberdade de expressão.

O advogado Marco Aurélio de Carvalho, do grupo Prerrogativas, avalia que o presidente Jair Bolsonaro (PL) errou ao ir ao TSE e diz que a decisão pode criar "precedente gravíssimo".

"É um precedente gravíssimo contra a liberdade de expressão. Só a tentativa de obter uma decisão com esse teor já é uma grave demonstração do caráter autoritário com que Jair Bolsonaro pretende atuar nos tribunais", afirma.

Carvalho também aponta que a decisão do ministro do TSE seria inexequível já que o festival termina neste domingo (28).

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.