Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Central sindical ligada ao PDT rompe com as demais e não participará de 1º de Maio

CSB se queixa de 'busca pelo protagonismo' entre as centrais e fará evento próprio em Itatiba

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros), uma das maiores centrais sindicais do país, decidiu não participar do ato unificado de 1º de Maio, que, como mostrou o Painel, será realizado na praça Charles Miller, em frente ao estádio do Pacaembu, em São Paulo.

CUT, Força Sindical, UGT e CTB, que também compõem o grupo das maiores centrais, manifestaram apoio a Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A CSB, comandada por Antonio Neto, presidente municipal do PDT-SP, decidiu apoiar o chamado "Projeto Nacional de Desenvolvimento", que é defendido por Ciro Gomes (PDT-CE).

A direção da CSB decidiu realizar um ato próprio em Itatiba, no interior de São Paulo.

Centrais sindicais durante manifestação contra a reforma da Previdência em 2019
Centrais sindicais durante manifestação contra a reforma da Previdência em 2019 - Marlene Bergamo-22.mar.2019/Folhapress

Em nota, Neto indica que vê falta de solidariedade e de igualdade na relação com as demais centrais sindicais e diz que fatos recentes geraram desgastes na unidade entre elas.

Ele faz referência às vaias direcionadas a Paulinho da Força, presidente do Solidariedade e líder da Força Sindical, durante evento com Lula e sindicalistas na sexta-feira (15). Elas teriam partido de membros da CUT e do PT, em referência ao apoio do dirigente ao impeachment de Dilma Rousseff (PT).

Nessa interlocução entre as centrais, afirma o pedetista, a "busca pelo protagonismo faz com que projetos comuns sejam deixados de lado e antecipados de forma desordenada, além de que, muitas vezes, induz militantes a posturas agressivas de hostilidades, como ocorridas recentemente, que podem chegar a via de fato contra companheiros de outras centrais, o que gera ainda mais tensão no ambiente unitário tão desejado."

Antonio Neto, presidente do PDT-SP e da CSB
Antonio Neto, presidente do PDT-SP e da CSB - Mathilde Missioneiro-22.fev.2022/Folhapress

Em nome da unidade das centrais, afirma Neto, a igualdade entre elas "deve se refletir na ocupação de espaços, posições políticas, dimensionamento de importância e outros fatores que contribuem para construção de um ambiente mais igual e democrático."

Neto completa a nota afirmando que, para além de derrotar Jair Bolsonaro (PL) "e seu governo neoliberal", é necessário "colocar em debate com a sociedade a mudança do modelo econômico, político e social."

"O Brasil precisa se reencontrar por meio de um Projeto Nacional de Desenvolvimento, que una os trabalhadores e os setores produtivos em nome do desenvolvimento nacional, do emprego digno e do combate às desigualdades", conclui.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.