Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Renúncia não altera cronograma de cassação de Arthur do Val, diz relator

Deputado decidiu deixar o cargo em meio a processo de quebra de decoro por áudios sexistas sobre ucranianas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O cronograma do processo de cassação de Arthur do Val (União Brasil) foi mantido na Assembleia Legislativa de São Paulo mesmo com a renúncia ao cargo pelo deputado estadual, revelada pelo Painel. Ele é julgado por quebra de decoro parlamentar em razão de falas sexistas sobre mulheres ucranianas.

O próximo passo do processo é a análise do caso pela Comissão de Constituição e Justiça da Casa, que foi confirmada para terça-feira (26). Os membros da CCJ foram avisados nesta quarta-feira (20) que o encontro foi mantido.

O deputado Arthur do Val (União Brasil), que decidiu renunciar ao mandato
O deputado Arthur do Val (União Brasil), que decidiu renunciar ao mandato - Adriano Vizoni-26.jan.2022/Folhapress

"Ele renunciou, mas nada muda. Continua tudo como estava. A Justiça Eleitoral vai definir depois se o que decidirmos vai ser mantido ou não. É a parte da judicialização. A nossa parte vai continuar igual", diz o deputado Delegado Olim (PP-SP), que foi relator do caso no Conselho de Ética da Alesp.

Olim sugeriu a pena de cassação de Do Val e o relatório foi aprovado por unanimidade.

Caso a CCJ, da qual Olim também é membro, aprove o processo, ele será encaminhado para votação no plenário assim que pautado pelo presidente da Casa, Carlão Pignatari (PSDB). O pedido de cassação precisa obter maioria simples (voto favorável de 48 deputados) para ser aprovado.

O deputado diz ao Painel que tem conversado com Pignatari e que acredita que o caso pode chegar ao plenário ainda na semana que vem.

Procurado pelo Painel, o presidente da Alesp informou que só vai se manifestar sobre o caso quando a renúncia anunciada por Do Val for protocolada.

Arthur do Val virou alvo de processo na comissão de ética por causa das falas que ele enviou a um grupo de WhatsApp após uma viagem à Ucrânia, que enfrenta uma guerra contra a Rússia.

Nos áudios, ele diz que as mulheres ucranianas são fáceis "porque são pobres". Nas mensagens, Arthur também afirma que a fila de refugiados da guerra tem mais mulheres bonitas do que a "melhor balada do Brasil".

Do Val pretendia ser candidato a deputado federal em outubro. Antes do escândalo, seu projeto era disputar o governo de São Paulo pelo Podemos.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.