Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Associação manifesta preocupação com projeto que censura pesquisas

Abrapel diz que exigência de 'taxa de acerto' em levantamentos não é correta tecnicamente

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Associação Brasileira de Pesquisadores Eleitorais (Abrapel) divulgou nota nesta quarta-feira (25) em que manifesta preocupação com pontos do projeto de lei sobre o novo código eleitoral que criariam restrições para divulgação de pesquisas.

Plenário do Senado Federal, Casa que analisa o projeto de lei sobre código eleitoral - Folhapress

O projeto já foi aprovado na Câmara e encontra-se no Senado. Um dos aspectos mais polêmicos prevê que os institutos deverão informar um percentual de "acertos" das pesquisas realizadas nas últimas cinco eleições.

"Inúmeras teorias na literatura já demonstraram que pesquisas de intenção de voto não são prognósticas; elas apenas descrevem um cenário, mas não substituem a votação nas urnas", diz a nota.

Outro dispositivo criticado é a exigência de que pesquisas sejam divulgadas até a antevéspera do pleito —atualmente, elas podem ser publicadas até mesmo no dia da votação.

"As novas regras cerceiam o direito ao acesso à informação de interesse público e à transparência, de modo que podem vir a inviabilizar a divulgação de pesquisas em período anterior ou durante as eleições, configurando-se como uma espécie de censura aos trabalhos dos profissionais e institutos de pesquisa", afirma a associação.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.