Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

PSDB da capital e do estado de SP têm atrito que deve parar na Justiça

Diretório municipal diz que Marco Vinholi, presidente do estadual, cortou acesso ao sistema para proteger Joice Hasselmann

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Presidente do diretório municipal do PSDB-SP, Fernando Alfredo diz que Marco Vinholi, presidente do diretório paulista dos tucanos, cortou seu acesso ao sistema de filiação ao partido em abril para que ele não pudesse contestar as filiações de Joice Hasselmann e Diogo da Luz ao PSDB.

Alfredo acionou a Ouvidoria do TSE ao não conseguir acessar o sistema e teve o retorno de que não havia falha e que seu acesso havia sido cortado.

Ele então diz ter apurado que o responsável foi Vinholi, fiador das duas filiações. Após o fim do prazo de contestação das filiações, atacadas por Alfredo e seus aliados, Vinholi restabeleceu o acesso.

Marco Vinholi, presidente do diretório paulista do PSDB e coordenador de campanha de João Doria
Marco Vinholi, presidente do diretório paulista do PSDB e coordenador de campanha de João Doria - Mathilde Missioneiro-1º.out.2019/Folhapress

"O diretório municipal impugnou as filiações da Joice e do Diogo pelo histórico do que disseram sobre PSDB, João Doria, Bruno Covas. Depois disso, o diretório estadual quis 'canetar', passar por cima, tirando nosso acesso ao sistema", afirma Alfredo. Com o PSDB municipal anulado, argumenta, as filiações então avançaram.

"Ele [Vinholi] tirou o acesso e eu não conseguia mais mexer. Ele inseriu novamente os nomes da Joice e do Diogo e esperou dar o prazo final de contestação e aí liberou o acesso", completa.

Alfredo diz que agora estuda acionar a Justiça contra o diretório estadual, já que tem sido cobrado por pessoas que não conseguiram se filiar ao PSDB no prazo devido à falta de acesso ao sistema e que então tiveram seus projetos políticos para 2022 prejudicados.

  Governador Rodrigo Garcia com Fernando Alfredo em evento no Bar Brahma, em SP
Governador Rodrigo Garcia com Fernando Alfredo em evento no Bar Brahma, em SP - Jeff Kundera-21.fev.2022/Divulgação

"Pessoas se inscreveram para ser candidatas e não conseguimos inserir no sistema. Eles estão nos cobrando uma posição, querem saber o que aconteceu. Inclusive, a decisão de recorrer à Justiça é para resguardar o diretório municipal de qualquer ação que o filiado venha a ter", conclui Alfredo.

Em nota, Vinholi afirma se tratar de tema da burocracia interna do partido e que "não foram identificados problemas no acesso até a data limite de filiação".

"Regularizamos a alteração da executiva municipal conforme solicitado por eles superando problemas no sistema SGIP [Sistema de Gerenciamento de Informações Partidárias]. Sobre a questão da Joice e Diogo, a nacional expediu decisão no dia 29 de março deferindo as filiações", completa.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.