Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Candidatos do Novo são impedidos por manifestantes de dar palestra na Unicamp

Fernando Holiday, Leo Siqueira e Lucas Pavanato falariam sobre cotas e financiamento da universidade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Três pré-candidatos a deputados pelo Partido Novo em São Paulo foram impedidos de dar uma palestra por manifestantes de esquerda na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) na noite desta quarta-feira (29). Eles disseram terem sido agredidos.

Pré-candidatos do Novo são impedidos de dar palestra na Unicamp - Reprodução

Fernando Holiday, que pretende disputar vaga na Câmara dos Deputados, além de Leo Siqueira e Lucas Pavanato, que concorrerão à Assembleia Legislativa, iriam falar sobre as cotas e o financiamento das universidades públicas em um teatro do campus.

Ideologicamente de direita, eles defendem mudanças ou aperfeiçoamento no atual modelo de cotas e defensores da cobrança de mensalidade nas universidades. O evento foi organizado pela União Juventude e Liberdade (UJL), entidade estudantil liberal.

Antes do início do ato, foram cercados por algumas dezenas de manifestantes de movimentos de esquerda.

"Recua, fascista, recua, a Unicamp nunca vai ser sua", cantavam os ativistas, com bandeiras e instrumentos de bateria.

Houve empurra-empurra e xingamentos, e a palestra acabou não acontecendo. "Infelizmente não conseguimos falar sobre as nossas propostas, mas mostramos a verdadeira face dessa galera que quer voltar ao poder no nosso país", afirmou Holiday.

Segundo Siqueira, os manifestantes são os "verdadeiros fascistas de esquerda". "Agrediram a gente, deram soco nas costelas, jogaram água, arrebentaram o nosso microfone, tudo por medo da verdade", afirmou o pré-candidato.

Os três pré-candidatos afirmam que precisaram ser escoltados pela segurança da universidade até a saída do campus.

Em nota, a UJL afirmou que os estudantes arrebentaram o cabo de um microfone, ocuparam o palco, empurraram e socaram os organizadores, enquanto batucavam com tambores enquanto cantavam palavras para expulsá-los.

"O DCE [Diretório Central dos Estudantes] soltou uma mensagem nos grupos da Unicamp chamando todo mundo para participar do boicote ao nosso evento, e num piscar de olhos eles já estavam em cima do palco. Quando o Fernando Holiday chegou, os ânimos se exaltaram e eles começaram a empurrar, a socar, inclusive eu tomei vários socos nas costas", diz João Braga, coordenador estadual da entidade.

Já o Partido Novo afirmou que "condena veementemente a atitude truculenta dos manifestantes que agrediram e impediram a participação dos pré-candidatos do partido" no evento.

"O ambiente acadêmico deveria ser aberto à pluralidade de ideias, onde a cordialidade e o respeito ao contraditório deveriam prevalecer. O partido se solidariza com seus membros, e espera que a Unicamp tome as devidas providências para evitar que episódios semelhantes se repitam no futuro", afirma.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.