Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu América Latina

Colombiano Hernández surpreende nas urnas, mas perde no Twitter, mostra levantamento

Populista de direita fica atrás de esquerdista Petro em menções de acordo com FGV DAPP

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A surpresa eleitoral representada pelo populista Rodolfo Hernández na Colômbia na eleição do último domingo (29) não se repetiu nas redes sociais, onde o domínio foi amplo do esquerdista Gustavo Petro.

O esquerdista Gustavo Petro celebra o resultado do primeiro turno da eleição presidencial da Colômbia, em que ficou em primeiro lugar - Xinhua

Segundo dados levantados pela Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getulio Vargas (FGV DAPP), 57,18% das interações no Twitter em espanhol entre sábado (28) e segunda-feira (30) foram favoráveis a Petro ou contrárias a Hernández. Entre os perfis na rede social que trataram do tema, 51,13% tiveram essas mesmas características.

No total, foram 2,77 milhões de postagens em espanhol no Twitter a respeito do pleito, de acordo com o levantamento.

Hernández surpreendeu na reta final da campanha ao atropelar os competidores e chegar ao segundo turno contra Petro, que ficou em primeiro lugar.

Desde então, o populista vem conquistando o apoio de nomes que disputaram a eleição pela centro-direita, caso de Federico Gutiérrez, terceiro colocado no pleito.

As postagens pró-Hernández e Gutiérrez, que foram agrupadas em razão da proximidade ideológica de ambos, representaram 31,96% das interações e 28,44% dos perfis,

No Brasil, o tema também mobilizou o Twitter, embora num patamar menor. Foram 33.500 tuítes no período, incluindo manifestações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (pró-Petro) e de bolsonaristas (contrários ao esquerdista).

O levantamento apontou também uma divergência na nomenclatura aplicada a Hernández pelos brasileiros. Na direita brasileira, ele foi chamado de empresário. Já a esquerda utiliza adjetivos como neofascista e extrema-direita.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.