Painel

Editado por Guilherme Seto (interino), espaço traz notícias e bastidores da política. Com Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu América Latina

PSOL destoa do PT e critica ditadura da Nicarágua e perseguição a opositores

Partido esquerdista divulgou nota condenando o regime de Daniel Ortega

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Enquanto o PT evita críticas à ditadura nicaraguense, o PSOL soltou nota na semana passada em solidariedade a ativistas perseguidos pelo regime de Daniel Ortega.

"Nos solidarizamos com o povo nicaraguense que luta em defesa dos princípios originais da Revolução Sandinista", diz o partido.

O ditador Daniel Ortega e sua mulher e vice, Rosario Murillo, durante posse para mais um mandato na Nicarágua - Xin Yuewei/Xinhua

A nota foi motivada pela condenação da ativista Dora Maria Téllez, uma das figuras históricas da revolução que levou Ortega ao poder pela primeira vez, em 1978. Atualmente, ela faz oposição ao governo.

"Dora Téllez foi uma das principais mulheres na liderança da Revolução Sandinista e teve papel importante na tomada do Palácio Nacional de Manágua em 1978, sendo ainda ministra do governo Ortega. Hoje ela responde a um processo jurídico arbitrário motivado pela perseguição política do governo Ortega/Murillo", diz a nota, fazendo referência também à mulher do ditador e atual vice-presidente, Rosario Murillo.

Já o PT chegou a soltar uma nota no ano passado celebrando a reeleição de Ortega, e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva relativizou a ditadura no país numa entrevista.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.