Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Grupo de Telegram do TSE ultrapassa os de Flávio e Carlos Bolsonaro

Canal criado para divulgar informações da corte e desmentir notícias falsas ultrapassou 200 mil integrantes nesta quinta

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O grupo criado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no Telegram para divulgar informações da corte e desmentir notícias falsas ultrapassou 200 mil integrantes na quinta-feira (17).

Ele já é o maior entre os órgãos públicos federais e ultrapassou o do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que tem 113 mil, e o do vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ), com 102 mil. Ainda fica longe, no entanto, do grupo do presidente Jair Bolsonaro (PL), que conta com 1,3 milhão de pessoas.

Logo do aplicativo de mensagens Telegram na tela de um celular. (Foto: Kirill KUDRYAVTSEV / AFP) - AFP

O TSE criou o canal em 17 de maio, após celebrar um acordo com a plataforma. Entre as medidas, está a prestação de serviço de suporte técnico para o TSE operar robô que responde a dúvidas sobre as eleições e o desenvolvimento de ferramenta para marcar conteúdos "desinformativos".

Semanas depois, em 7 de junho, Bolsonaro se reuniu com o vice-presidente do, Ilya Perekopsky, e quis saber dele o que foi tratado num encontro do executivo com o TSE.

O aplicativo, amplamente utilizado por bolsonaristas, já esteve na mira da Justiça Eleitoral e esteve sob risco de ser banido do país por decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal).

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.