Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Irmão de Lula diz que covardia dos Poderes coloca ex-presidente em risco

José Ferreira da Silva, o Frei Chico, completou 80 anos nesta terça-feira (12)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Irmão de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), José Ferreira da Silva, o Frei Chico, faz 80 anos nesta terça-feira (12). Ele revelou a data comemorativa de surpresa para um grupo de amigos sindicalistas durante um almoço na cantina Gigio, no Brás, no centro de São Paulo.

Ele conversou com o Painel por telefone durante a celebração espontânea com os dirigentes da Força Sindical e do Sindicato dos Aposentados. Frei Chico, que foi preso e torturado durante a ditadura militar, diz que o momento é muito delicado e a inação do Judiciário e de parlamentares tem colocado seu irmão e os apoiadores petistas em risco.

Frei Chico, irmão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante entrevista à Folha
Frei Chico, irmão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante entrevista à Folha - Jorge Araújo-29.nov.2010/Folhapress

"A postura do presidente da República está levando a esse radicalismo e todo mundo sabe disso. Só que os poderes legalizados que têm que fiscalizar o comportamento dele não estão atuando. Estamos sujeitos a cair numa emboscada por causa dessa covardia de alguns Poderes. É lamentável, mas é verdade. Tanto o Judiciário quanto o Congresso Nacional e outros Poderes. Ele [Bolsonaro] está incentivando a violência e nós estamos assistindo. Vamos nos defender processando ele", diz Frei Chico.

Ele, que foi um dos inspiradores de Lula a entrar na vida política, diz que a recorrência e escalada da violência contra o PT é motivo de angústia, mas que isso não pode desmobilizar a campanha, em argumento similar ao do irmão.

"Preocupa, mas e daí? Vamos ficar dentro de casa? Vamos para a rua. Não pode se esconder desse tipo de bandido em casa", diz, classificando Bolsonaro como "a destruição de qualquer processo de convivência democrática.

"Ele tem pregado isso [a violência] e a grande imprensa não tem dado muita importância. E quando fala tenta até defender alguma atitude. Não tem como defender", conclui.

Frei Chico sopra velas em pudim durante celebração de seus 80 anos
Frei Chico sopra velas em pudim durante celebração de seus 80 anos - Arquivo pessoal

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.