Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Relação de Rodrigo Garcia e Ricardo Nunes se desgasta por definição de vice

Prefeito de SP entende que existia acordo em que ele escolheria o nome, mas governador diverge

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

As eleições têm desgastado a relação do governador Rodrigo Garcia (PSDB), candidato à reeleição, com o prefeito Ricardo Nunes (MDB). O principal motivo é a indefinição sobre o vice de Garcia.

Nunes entende que existia um acordo em que ele escolheria o nome, e ele já apontou Edson Aparecido (MDB) para a vaga.

Já Garcia tem dito que o acerto era com Bruno Covas (PSDB), que morreu em 2021, e não vale para seu sucessor. O ex-prefeito apontaria um nome que não colocaria barreiras à sua intenção de disputar o Governo de SP em 2026.

Governador Rodrigo Garcia
Governador Rodrigo Garcia: indefinição sobre o vice tem desgastado relação com o prefeito de SP, Ricardo Nunes - Divulgação/Governo de São Pau

O desacerto tem gerado farpas. Aliados relatam um telefonema em que Nunes ouviu de Rodrigo Maia (PSDB), que participa das articulações políticas de Garcia, que a decisão final do vice ficaria para mais adiante. Respondeu então que a decisão final de seu apoio também virá depois.

O prefeito tem dito que Garcia foi insistente em ouvir uma indicação sua para a vice e agora tergiversa na conclusão. Nunes levou quatro nomes para o governador, entre eles os de dois prefeitos, o da secretária de Cultura Aline Torres e Aparecido, que finalmente foi o escolhido.

O governador analisa alternativas ao nome do ex-secretário de Saúde, possivelmente alguém da União Brasil.

Ricardo Nunes (MDB), prefeito de SP, durante entrevista à Folha
Ricardo Nunes (MDB), prefeito de SP, durante entrevista à Folha em seu gabinete - Karime Xavier15.jun.2021/Folhapress

A campanha do governador está dividida sobre como encaminhar a relação com Nunes. Alguns aliados defendem o distanciamento, pois dizem que as críticas à zeladoria da cidade e a rejeição ao prefeito podem colar em Garcia.

Em encontro de membros da campanha, o emedebista foi identificado como um dos possíveis pontos frágeis do tucano na disputa eleitoral.

Outros dizem que ele comanda a estrutura da prefeitura, e por isso terá peso importante. Nas últimas semanas, Nunes protagonizou dezenas de agendas que tiveram envolvimento com pautas do governo do estado.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.