Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Collor trocou a posse de Alexandre de Moraes por carreata de campanha

Ministro convidou todos os ex-presidentes para sinalizar unidade em favor da democracia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O senador e ex-presidente Fernando Collor (PTB-AL) trocou a posse do ministro Alexandre de Moraes na presidência do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), na terça-feira (16), por um evento de campanha no interior de Alagoas. Ele é candidato ao governo.

Moraes convidou todos os ex-presidentes da República desde a redemocratização para o evento, como forma de sinalizar unidade em torno da democracia. Estiveram presentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Dilma Rousseff (PT), José Sarney (MDB) e Michel Temer (MDB).

Além de Collor, só não compareceu Fernando Henrique Cardoso (PSDB), por questões de saúde, mas que enviou uma mensagem ao ministro.

0
O ex-presidente e senador Fernando Collor durante evento de lançamento no Palácio do Planalto, em Brasília. (Foto: Pedro Ladeira/Folhapress) - Folhapress

Na agenda divulgada pela senador em seu Instagram, consta apenas uma carreata, às 14h, no município de Benedito Bentes (AL). Collor comunicou a Alexandre de Moraes que não poderia participar do evento.

Procurada pelo Painel, a assessoria do ex-presidente não se manifestou.

Moraes tomou posse no TSE diante de uma plateia que, além dos ex-presidentes, tinha ministros e ex-ministros do STF (Supremo Tribunal Federal), 22 governadores e embaixadores de diversos países.

Democracia e o sistema eletrônico de votação foram alguns dos pontos enfatizados no discurso de posse. O ministro também falou sobre o uso das fake news durante o período eleitoral e os limites da liberdade de expressão. "Eu não canso de repetir e, obviamente, não poderia deixar de fazê-lo nessa oportunidade, nesse importante momento: liberdade de expressão não é liberdade de agressão", afirmou.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.