Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu petrobras

Interesse por corrupção na Petrobras cresce com debate, mas cai horas depois

Campanha do presidente Jair Bolsonaro comemorou pico de pesquisas sobre o tema no debate presidencial

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Embora a campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL) avalie como positivo o pico de buscas sobre "corrupção na Petrobras" na noite deste domingo (28), durante o debate presidencial, o interesse pelo assunto não se manteve e caiu na manhã desta segunda-feira (29).

Apesar das derrapadas e do tom agressivo que adotou com a jornalista Vera Magalhães e com a candidata Simone Tebet (MDB-MS), auxiliares do presidente comemoravam ter impactado o eleitor sobre os escândalos nos governos petistas.

Dados do Google Trends levantados por auxiliares do presidente mostram que houve um pico de buscas na plataforma sobre o termo "corrupção na Petrobras" às 21h56 deste domingo (28) e, posteriormente, às 22h44.

Debate dos presenciáveis para as eleições de 2022, organizado em pool pela Folha, UOL e TVs Bandeirantes e Cultura. Na foto, presidente Jair Bolsonaro (PL) gesticula (Foto: Bruno Santos/ Folhapress)

Como pesquisas relacionadas aparecem os termos "crimes do PT", "roubos do PT lista" e "escândalos PT".

Na manhã desta segunda, no entanto, o interesse não se repetiu e o momento com mais procura sobre o assunto foi às 7h24 e, ainda assim, 6% do verificado na noite de domingo.

Uma das estratégias da campanha do presidente é aumentar a rejeição do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao associá-lo a escândalos de corrupção. A meta é recuperar o voto do que eles chamam de "bolsonarista arrependido", que votou nele em 2018 para não eleger o petista.

Há uma avaliação de que sobretudo o eleitorado jovem, que tem alta rejeição a Bolsonaro, não viveu o período do mandato de Lula e pode reconsiderar o presidente caso seja informado sobre os episódios.

Pesquisas mostram, no entanto, que o fator determinante dessas eleições deve ser a economia. Em pesquisa Datafolha divulgada em março, corrupção foi apontada como preocupação por apenas 5% dos eleitores. Já economia foi o segundo tema mais citado, por 15% dos entrevistados, seguida por desemprego (12%) e inflação (10%).

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.