Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Tarcísio não cita Bolsonaro em programa de governo, e Haddad cola em Lula

Aliados do presidente têm criticado o que veem como tentativa de afastamento do ex-ministro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O ex-ministro Tarcísio de Freitas (Republicanos) não menciona Jair Bolsonaro (PL), seu padrinho político, no programa de sua candidatura ao Governo de São Paulo.

Seja pelo nome ou pelo cargo, o presidente não é citado em nenhuma das 43 páginas do texto. Reportagem da Folha mostrou que Tarcísio tem sido chamado de traidor por aliados de Bolsonaro, que afirmam que ele esconde o presidente na campanha.

Jair Bolsonaro (PL) e Tarcísio de Freitas (Republicanos)| durante evento no Palácio do Planalto
Jair Bolsonaro (PL) e Tarcísio de Freitas (Republicanos)| durante evento no Palácio do Planalto - Pedro Ladeira-14.dez.2021/Folhapress

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece cinco vezes no programa de Fernando Haddad (PT). O petista associa seu nome ao do ex-presidente de diferentes formas no texto: "com Lula e Haddad", "a parceria de Haddad com Lula". O governador Rodrigo Garcia (PSDB) também não menciona João Doria (PSDB), de quem tenta se dissociar há meses.

Na terça-feira (9), Tarcísio disse em evento que será leal a Bolsonaro até o fim. " Acham que vou esconder o Bolsonaro na campanha? Vou mostrar e falar em alto e bom som para quem quiser ouvir: ‘Sou o candidato do Bolsonaro em São Paulo!", disse o ex-ministro aos presentes.

Tarcísio também optou por afastar-se da retórica bolsonarista no programa e passou longe de temas de ampla ressonância nas alas mais radicais, como armas e aborto.

Em nota, a assessoria do ex-ministro afirma que o plano de governo foi elaborado em total consonância com as políticas públicas defendidas e promovidas por Bolsonaro.

"Utilizar a ausência de menção direta ao nome do presidente em um plano de diretrizes de governo é mais uma tentativa desonesta e partidária de dissociar Tarcísio de Jair Bolsonaro. Tarcísio é o candidato do presidente Bolsonaro em São Paulo e sua presença já constante será ainda maior durante o período de campanha", diz a nota.

O texto também afirma que as redes sociais e a agenda de Tarcísio mostram presença frequente de Bolsonaro na divulgação do candidato ao Governo de São Paulo.​

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.