Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Após secretário de Rodrigo Garcia falar da eleição em evento oficial, deputado aciona MP

Emídio Souza argumenta que pode ter havido abuso de poder econômico

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O deputado estadual Emídio de Souza pediu ao Ministério Público Regional Eleitoral para investigar a conduta do governador Rodrigo Garcia (PSDB) e do secretário de Governo, Marcos Penido, por terem, no seu entendimento, usado a estrutura do estado para fazer campanha.

O Painel revelou que membros da gestão Rodrigo Garcia fizeram campanha para a reeleição do tucano durante evento oficial do Governo de São Paulo em Caçapava, interior do estado, nesta sexta-feira (23). Penido fez críticas a Fernando Haddad (PT) e Tarcísio de Freitas (Republicanos), ainda que sem citá-los nominalmente.

Deputado estadual Emidio de Souza (PT-SP) prestigia lançamento de livro. (Foto: Marlene Bergamo/Folhapress) - Marlene Bargamo

"É absurdo o uso da estrutura do Governo do estado para campanha eleitoral. Ao usar um evento oficial para atacar adversários e promover o candidato do PSDB ao Governo de SP, secretários de estado violam leis. Vou abrir uma representação no MPE por crime eleitoral. Usar servidores e a estrutura pública para promoção pessoal é crime. Isso é grave!", afirma Emídio.

Na peça protocolada, Emídio argumenta que, no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o entendimento é de que o "uso indevido" de cargo político para impulsionar candidato pode configurar abuso de poder político.

Quando o episódio foi revelado, o Governo de São Paulo disse que Penido "só reproduziu informações já divulgadas na imprensa, sem qualquer infração a Lei Eleitoral".

"Não houve pedido de voto para qualquer candidato. Portanto, não há infração eleitoral", diz o texto.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.