Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Inelegível, Arthur do Val cria grupos de WhatsApp sobre eleições deste ano

Grupos reúnem conteúdo em texto, áudio e vídeo, com sátiras a Lula e Bolsonaro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Inelegível após divulgar áudios sexistas, ex-deputado estadual Arthur do Val (União-SP) tem encontrado outras formas de participar da eleição.

Ele criou diversos grupos de WhatsApp em busca de apoiadores, onde são enviados vídeos e comentários sobre o pleito deste ano, envolvendo especialmente o ex-presidente Lula (PT) e o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL).

Os grupos, com o nome do ex-parlamentar, estão divididos por DDD. São pelo menos sete para a região metropolitana de São Paulo.

Nas conversas, é possível ver sátiras a Bolsonaro envolvendo o preço dos combustíveis, os atos de 7 de Setembro e até mesmo a morte da rainha Elizabeth 2ª. Também há referências irônicas a Lula e sua campanha eleitoral, além de vídeos de canais bolsonaristas e petistas.

A reportagem procurou a assessoria de imprensa de Arthur do Val, que afirmou que o deputado não está com os direitos políticos suspensos, podendo promover discussões políticas onde quiser. Disse também que o grupo representa o livre exercício da liberdade de expressão, e a adesão ao espaço é voluntária.

Arthur do Val é um homem branco, com nariz um pouco achatado, boca fina, sombrancelhas grandes e orelhas pequenas, com cabelo e barba pretas. O cabelo é liso, e ele veste um terno, com uma camisa azul e uma gravata preta. Ele está ao centro e fala em frente a um microfone, e gesticula com a mão direita. Ao fundo, uma parede branca com parte do símbolo do Governo de São Paulo à direita da imagem
O ex-deputado estadual Arthur do Val (União-SP) no plenário da ALESP (Assembleia Legislativa de São Paulo) - Divulgação - 8.mar.22/Alesp

Segundo a descrição de um dos grupos, o objetivo é realizar discussões e análises das eleições deste ano, com informações distribuídas diariamente. Apesar disso, o espaço está configurado para receber mensagens somente de administradores.

Um dos que interagem na comunidade é Juarez Vitorino. Ele é quem envia grande parte do conteúdo da comunidade, todos com o sinal de encaminhamento.

Um dos links enviados por Vitorino leva a um texto em um site chamado "A postagem". Ele relata os atos de 7 de Setembro e os caixões com ministros do STF (Supremo Tribunal Federal), carregados por manifestantes bolsonaristas.

Na foto da reportagem, a candidata à deputada federal Rosângela Peçanha (PTB-RJ) segura um caixão marrom com fotos dos ministros do tribunal. Com a foto, vieram mensagens de Vitorino, dizendo: "Cadeia Nessa vagabunda e casas o registro dela já (sic)", pedindo ainda que Peçanha seja presa.

Ao Painel Vitorino afirmou que não possui ligações com Arthur do Val e que foi excluído do grupo posteriormente. Também disse que não sabe quem o colocou na comunidade, contradizendo fala da assessoria do ex-parlamentar.

Fora estes conteúdos, há vídeos em sátira ao preço da gasolina, à morte da Rainha Elizabeth 2ª e ao termo "tchutchuca do centrão", usado contra Bolsonaro por um youtuber em agosto.

Arthur do Val renunciou ao cargo de deputado estadual em São Paulo após o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) ter aprovado o relatório que pedia sua cassação.

Ele perdeu o mandato em decorrência de um escândalo envolvendo a viagem dele à Ucrânia, quando disse que as mulheres ucranianas eram fáceis porque eram pobres. Pelas regras da Alesp, a renúncia não interrompe o processo de cassação. Sendo assim, ficou inelegível por oito anos.

Desde então, aparece em silêncio na propaganda eleitoral de Renato Battista (União Brasil), lançado pelo MBL candidato a deputado estadual por São Paulo.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.