Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Datafolha

Luciano Huck grava vídeo para defender pesquisas eleitorais

Apresentador explica metodologia dos institutos, que vêm sendo atacados por bolsonaristas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O apresentador Luciano Huck, da TV Globo, publicou um vídeo em suas redes sociais em que explica o modo como são feitas as pesquisas eleitorais e as defende das acusações de que seriam fraudulentas.

As acusações aos institutos responsáveis por esses levantamentos têm sido frequentes por parte do presidente Jair Bolsonaro (PL) e aliados, como o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).

Domingão com Huck
O apresentador Luciano Huck, da TV Globo - Reprodução

No vídeo, Huck rebate a suspeita lançada de que as pesquisas não seriam confiáveis por entrevistar uma parcela pequena da população.

Ele compara o método a um exame de sangue. "No exame de sangue, uma pequena amostra é suficiente para contar o que acontece no seu corpo inteiro. Com a pesquisa eleitoral é a mesma coisa", diz.

O apresentador prossegue a explicação, dizendo que a amostragem é baseada no censo realizado a cada dez anos pelo IBGE (Instituto Brasileira de Geografia e Estatística).

Huck afirma que a metodologia funciona e compara resultados de pesquisas anteriores, de institutos como o Datafolha, com resultados de eleições.

Mas ele ressalva que sempre há uma margem de erro, e que levantamentos retratam apenas o momento em que são feitos. "É um retrato do país naquele instante".

"Mas o que de fato importa é o seguinte: o Brasil tem, sim, uma tradição séria em pesquisas eleitorais, feitas por gente capacitada, com metodologia científica", finaliza o apresentador.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.