Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Congresso Nacional

Aliados de Damares não veem risco de cassação por fala sem provas sobre pedofilia

Falas aconteceram após a campanha, mas antes da posse, o que deixa a senadora eleita em um limbo jurídico, segundo auxiliares

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Conselheiros jurídicos da senadora eleita Damares Alves (Republicanos-DF) avaliam que o pedido para cassação dela antes mesmo de tomar posse é uma ação política e não terá consequências concretas.

No último sábado (8), Damares afirmou, durante um culto e sem apresentar prova, que teria tomado conhecimento de um esquema de tráfico de crianças para exploração sexual, no qual seus dentes seriam arrancados para a prática de sexo oral.

Segundo argumentam auxiliares da ex-ministra, para haver cassação da chapa ou da candidatura, seriam necessárias irregularidades relacionadas à campanha, o que não é o caso. A declaração de Damares se deu após o resultado das urnas.

Ex-ministra e senadora eleita Damares Alves (Republicanos-DF) durante convenção do seu partido. (REUTERS/Adriano Machado) - REUTERS

Já para haver cassação por quebra de decoro parlamentar haveria ainda outros obstáculos. Primeiro, Damares ainda não é parlamentar. Segundo, mesmo que fosse, o processo precisaria passar pelo Conselho de Ética do Senado, que tem histórico pouco punitivista.

Por fim, ainda que o processo fosse levado adiante, isso só poderia ocorrer depois de fevereiro, quando há a posse dos novos eleitos, e a tendência é o assunto esfriar até lá.

Um abaixo-assinado na internet pedindo a cassação de Damares Alves da posse havia alcançado 600.630 assinaturas até o início da tarde desta quinta-feira (13), pouco menos que os 714.562 votos que teve para eleger-se. A iniciativa conta com o apoio de personalidades como os apresentadores Xuxa e Marcelo Tas.

Aliados da senadora eleita estão fazendo circular mensagens de apoio à ela. O também recém-eleito Magno Malta (PL-ES), de quem Damares foi assessora, endossou as denúncias e disse haver provas na CPI da Pedofilia que comandou entre 2008 e 2010.

O presidente do Republicanos no Distrito Federal, Wanderley Tavares, emitiu nota na qual diz que Damares diz que por trás do "desejo" de cassá-la há o "ódio aos cristãos".

A Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão determinou na terça-feira (11) que o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos tem três dias para prestar informações sobre todas as denúncias de violência contra crianças que recebeu desde 2016.

A solicitação da Procuradoria inclui que as denúncias devem ser reportadas "detalhadamente" e incluiu as "em trâmite ou não, nos últimos sete anos (2016-2022), envolvendo tráfico transnacional de crianças e estupro de vulneráveis".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.