A revista Exame, pertencente ao grupo BTG, suspendeu a parceria que mantinha com o instituto Ideia para realização de pesquisas de intenção de votos desde janeiro.
Nesta sexta-feira (14), o Ideia registrou no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) uma nova pesquisa para a Presidência da República, desta vez custeada exclusivamente com recursos próprios.
Orçada em R$ 33.800, entrevistará 1.500 pessoas, com divulgação prevista para o próximo dia 20.
A pesquisa Exame Ideia teve desde o começo do ano 17 edições, para presidente e governos estaduais, todas bancadas pela publicação. A última foi realizada na semana anterior ao primeiro turno.
Renato Mímica, CEO da Exame e sócio do BTG, afirmou ao Painel que houve uma mudança de estratégia no segundo turno, que envolveu o fim da publicação de pesquisas conjuntamente com a Ideia. Ele não entrou em detalhes sobre os motivos para isso.
Mímica afirmou ainda que a Exame divulgará todas as pesquisas que forem feitas por diversos institutos, incluindo a da Ideia.
Em nota, a revista diz que a parceira com a Ideia continuará para outros levantamentos.
Veja a íntegra:
A EXAME informa que, por uma decisão editorial, decidiu passar a reportar todas as pesquisas de intenção de voto para Presidência registradas no TSE neste segundo turno.
Por este motivo, optou por descontinuar as pesquisas eleitorais que vinha fazendo com o Instituto Ideia, mas a parceria com a instituição se mantém para outros levantamentos.
A EXAME esclarece também que o financiamento das pesquisas era feito com recursos da empresa, e não do banco BTG Pactual.
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