Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

'Cadê o humor?', pergunta Beto Carrero ao se desculpar por promoção do verde e amarelo

Parque temático alega mal-entendido por ironia direcionada a eleitores do PT

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília e Porto Alegre

O Beto Carrero World se manifestou nesta quinta-feira (27) sobre a promoção do Passaporte Verde Amarelo, com desconto para quem fosse vestido com as cores da bandeira do Brasil. O parque temático localizado em Santa Catarina alegou mal-entendido e pediu desculpas pela ironia ao PT.

"Galera, cadê o bom humor? Muita gente não entendeu a piada", diz o texto publicado na conta do Instagram.

Para quem fosse vestido de verde e amarelo, o desconto oferecido era de 25%. As cores são associadas ao apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato a mais um mandato nas eleições de 2022. No site, é possível encontrar o passaporte "Promo Verde Amarelo" por R$ 89, em vez dos R$ 119 cobrados usualmente.

Beto Carrero World oferece desconto de 25% para quem for vestido de verde e amarelo, cores associadas ao apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL); para os petistas, o desconto só vale no dia e horário da votação, segundo a publicação (Foto:@betocarrero no Instagram) - instagram

Após reclamações, o parque temático ironizou apoiadores do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ofereceu o mesmo desconto para quem for de vermelho, mas somente quem for antes das 8h e sair depois das 17h em 30 de outubro, ou seja, no dia e horário da votação do segundo turno.

"Não abrimos o parque antes das 8h ou controlamos o horário de entrada e saída. Todos são muito bem-vindos aqui, independente do horário ou da cor da camisa", diz a mensagem publicada nesta quinta.

"O Beto Carrero World vem pedir desculpas publicamente pelo mal-entendido. Antes ou depois de vir se divertir vá exercer o seu direito de votar. Pense no futuro do Brasil", completa a mensagem.

Até o momento, a Justiça Eleitoral de Santa Catarina recebeu mais de 150 denúncias via aplicativo Pardal sobre este assunto. Todas estão sendo encaminhadas ao MPE (Ministério Público Eleitoral), a quem compete requerer a instauração de representação para apurar o ocorrido.

Se houver indícios de irregularidades, o caso será encaminhado ao procurador regional eleitoral. Com o MPE propondo abertura de representação, o processo será distribuído a um dos juízes relatores do tribunal.

A Justiça Eleitoral, a quem não cabe investigar e, sim, julgar não pode se manifestar além disso sobre o caso, pois precisa aguardar a atuação do MPE.

Advogados eleitorais consultados pelo Painel afirmam que a promoção pode ser enquadrada como crime eleitoral. Desrespeita o artigo 299, que proíbe dar, oferecer, prometer, solicitar ou receber, para si ou para outrem, dinheiro, dádiva, ou qualquer outra vantagem para obter ou dar voto e para conseguir ou prometer abstenção, ainda que a oferta não seja aceita.

A pena é de reclusão, de até quatro anos, além do pagamento de multa. Por se tratar de crime, a precisa ser provocado pelo MPE ( Eleitoral).

O vereador de Florianópolis Alfredo Boppré (PSOL) afirmou que irá acionar o jurídico do partido para fazer uma representação contra o parque temático por crime eleitoral. "Estou estarrecido. É tão absurdo que pensei ser fake. Mas é verdade", declarou.

"Não é apenas um crime eleitoral, porque boicota a eleição, é um deboche com a sociedade, especialmente com os que não se enquadram nas fileiras fanáticas do bolsonarismo. Eles vão pagar por esta provocação e este ato criminoso e inconsequente", completou.

Em dezembro de 2021, quando chuvas alagaram e causaram 24 mortes na Bahia, Bolsonaro curtiu alguns dias de férias no litoral catarinense e aproveitou para visitar o parque. Na ocasião, vestiu uniforme da Hot Wheels, e participou de um show de derrapagens de carros.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.