Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu salário mínimo inflação

Campanha de Lula acredita que salário mínimo pode ter efeito das estatais em 2006

Equipe econômica do governo Bolsonaro estuda desvincular o aumento do salário mínimo e de benefícios previdenciários do índice de inflação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A campanha de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) acredita que o tema do reajuste do salário mínimo pode ser uma arma eleitoral tão potente quanto foi o das privatizações na eleição de 2006. Ironicamente, o alvo naquela ocasião foi Geraldo Alckmin, atualmente vice na chapa do petista.

Conforme mostrou a Folha, a equipe econômica do governo estuda desvincular o aumento do salário mínimo e de benefícios previdenciários do índice de inflação, substituindo-o pela expectativa futura do aumento de preços. Isso poderia levar a reajustes menores.

Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em comício em Minas Gerais - Douglas Magno/AFP

Na reta final da campanha, Lula pretende investir nesse ponto, no qual se sente mais confortável, do que na pauta de costumes, que vem sendo a tônica até aqui. Para o PT, temas econômicos deveriam ter sido o eixo da eleição desde o início. Anúncios para a propaganda de TV já estão sendo preparados.

Na eleição de 2006, Lula acusou Alckmin de querer privatizar as principais estatais, o que obrigou o então tucano a usar uma jaqueta com o logo das empresas. Bem-sucedida, a estratégia petista levou o adversário a ter menos votos no segundo turno do que no primeiro.

Um ponto mais delicado é o crédito consignado que a Caixa criou tendo como base o Auxílio Brasil. A campanha de Lula é contra esse modelo, com o argumento de que vai favorecer a inadimplência de pessoas de baixa renda. Mas tende a não levar o tema para a propaganda, por receio de que possa passar a imagem de que é contra o Auxílio.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.