Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Governadores manterão relevância nacional do PSB, diz Siqueira

Vitória nos estados era considerada fundamental para compensar redução da bancada na Câmara

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Presidente do PSB, Carlos Siqueira comemora a eleição dos dois governadores do partido que disputavam o segundo turno, Renato Casagrande (ES) e João Azevêdo (PB). Eles se somam a Carlos Brandão, eleito no primeiro turno no Maranhão.

Para Siqueira, o resultado, considerado fundamental, será importante para manter a legenda com relevância nacional a partir do ano que vem, após a redução da bancada na Câmara. Só foram eleitos 14 deputados do PSB; há quatro anos, haviam sido 32.

Presidente do PSB, Carlos Siqueira, durante a convenção do partido que oficializou a indicação de Geraldo Alckmin à chapa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). REUTERS/Ueslei Marcelino - REUTERS

"Não substitui o resultado da Câmara, que foi muito ruim, mas ajuda", avalia.

O presidente do PSB destaca ainda que os três foram reeleitos, o que significa uma aprovação das gestões socialistas nesses estados.

Embora o clima seja de comemoração, ele ressalta a força que o bolsonarismo ainda apresenta muita força. Renato Casagrande, por exemplo, para quem havia uma expectativa de eleição ainda em primeiro turno, acabou tendo uma margem mais apertada que o esperado inicialmente. Com 99,94% das urnas apuradas no estado, Carlos Manato (PL), o candidato do presidente Jair Bolsonaro (PL), alcançava 46,02% dos votos válidos.

"O adversário do Casagrande é um péssimo candidato e ainda assim teve uma votação muito expressiva. Sinal de que o bolsonarismo tem a sua força", diz. Lá, Bolsonaro está com 58,04% dos votos válidos, e Lula com 41,96%.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.