Descrição de chapéu Eleições 2022

Renato Casagrande é reeleito governador do Espírito Santo

Ele venceu Manato (PL) e vai comandar o estado pela terceira vez

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Curitiba

O atual governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB) foi reeleito neste segundo turno contra o bolsonarista Carlos Manato (PL).

Com 100% das urnas apuradas pelo Tribunal Superior Eleitoral, o TSE, o candidato do PSB obteve 1.171.288 votos, que corresponde a 53,80% dos votos válidos, contra 1.006.021 votos de Manato, que alcançou, 46,20% dos votos. No total, foram computados 2.318.350 votos. Nulos somaram 4,09%, e brancos, 1,99%. O índice de abstenção no estado foi de 20,55%.

Apuração no Espírito Santo 2022

Casagrande é advogado e engenheiro florestal e vai comandar o estado pela terceira vez. Em 2010, ele foi eleito em primeiro turno. Quatro anos depois, perdeu a reeleição para Paulo Hartung (MDB).

O candidato ao governo do Espirito Santo Renato Casagrande. - @Renato Casagrande no facebook

Em 2018, voltou à disputa pelo governo do Espírito Santo, desta vez contra Manato, de quem venceu com vantagem; teve 55% dos votos, enquanto seu adversário ficou em segundo lugar, com 27%.

Nesta eleição de 2022, a disputa foi acirrada com o bolsonarista, que subiu nas pesquisas no segundo turno, chegando a ultrapassá-lo no índice de popularidade digital, que mediu o desempenho dos candidatos nas redes sociais.

Casagrande, no entanto, conquistou a vitória, favorecido com o debate televisivo às vésperas da eleição, no qual seu adversário voltou a negar a pandemia da Covid-19 e defender o tratamento precoce contra o coronavírus. Manato, que é médico, disse a crise sanitária foi invenção para proibir a população de sair de casa e vender vagas de leitos para o SUS.

Na campanha caminharam ao lado do governador o PDT de Ciro Gomes, o MDB, PSDB e Cidadania, que estavam com Simone Tebet, além do PP, fechado com Bolsonaro.

No início, o governador reeleito resistiu à ligação com o PT e chegou a fazer críticas ao partido e se aproximar do ex-juiz Sergio Moro, então filiado ao Podemos. Um candidato próprio do PT chegou a ser cogitado, mas ao final PT e PSB firmaram a união.

No primeiro turno, ele venceu com 46,94% dos votos, ante 38,48% de Manato. Comandará o Palácio Anchieta, sede do governo capixaba, ao lado do vice Ricardo Ferraço (PSDB).

Renato Casagrande tem 61 anos e nasceu no município de Castelo, sul do Espírito Santo. Ele é casado e tem dois filhos. É formado em engenharia florestal pela Universidade Federal de Viçosa e em direito pela Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim.

Eleito governador do Espírito Santo em 2010, ainda no primeiro turno, obteve 82,3% dos votos, a maior votação dada a um governador na história política do estado e o segundo maior percentual de votos do país, entre todos os governadores eleitos e reeleitos naquele ano.

Antes de chegar ao Palácio Anchieta, Casagrande foi senador da República, deputado federal, vice-governador e deputado estadual, além de exercer cargos executivos como secretário de Estado de Agricultura, secretário de Meio Ambiente no município de Serra e secretário de Desenvolvimento Rural na cidade de Castelo.

Em seus mandatos no Congresso, Casagrande participou da reformulação do Código do Processo Penal, criou a Comissão Mista Permanente de Mudanças Climáticas e presidiu a Comissão de Meio Ambiente, Fiscalização, Controle e Defesa do Consumidor.

Filiado ao Partido Socialista Brasileiro (PSB) desde 1987, liderou a sigla no Senado e hoje é secretário-geral de sua Executiva Nacional.

Em outubro de 2018, foi novamente eleito governador do Espírito Santo, ainda no primeiro turno, com base em amplo e ambicioso programa de desenvolvimento econômico, com foco na infraestrutura.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.