Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Ministro próximo a Bolsonaro diz que Defesa não comprovou fraude em urnas

Auxiliar que trabalha no Palácio do Planalto afirma que técnicos acharam evidências, mas não provas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Um ministro com assento no Palácio do Planalto disse ao Painel que as tentativas do Ministério da Defesa de encontrar fraudes na urna eletrônica não foram "bem-sucedidas".

De acordo com esse auxiliar do presidente Jair Bolsonaro (PL), especialistas e estudiosos do assunto afirmam haver uma série de evidências de fragilidades, mas ressalvam que a tecnologia dificulta a obtenção de provas.

Juiz eleitoral defende o direito de votar em branco ou anular o voto
Urna eletrônica - Abdias Pinheiro/Secom/TSE - Divulgação

Para ele, trata-se de uma "situação delicada". Mas, acrescenta, é natural que esteja sendo capitaneada pela Defesa, por ser um assunto de soberania nacional.

O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Alexandre de Moraes, determinou nesta terça-feira (18) que o Ministério da Defesa entregue, em 48 horas, cópia dos documentos existentes sobre a auditoria das Forças Armadas no processo eleitoral. A pasta vem silenciando sobre o assunto desde a realização do primeiro turno das eleições.

Na decisão, Moraes afirma que a atuação das Forças Armadas, em possível alinhamento a Bolsonaro, pode caracterizar desvio de finalidade e abuso de poder.

Essa também é a interpretação de auditores do TCU (Tribunal de Contas da União) e de procuradores do Ministério Público. Para eles, o ministro Paulo Sérgio Nogueira e os demais envolvidos na auditoria podem responder por improbidade administrativa.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.