Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Folhajus

Procuradoria do TCU quer saber custos de ação do PL contra urnas

Ministério Público da corte vê indícios de litigância de má-fé; partido e Bolsonaro podem ser obrigados a ressarcir dinheiro público gasto

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O Ministério Público junto ao TCU (Tribunal de Contas da União) protocolou nesta quarta-feira (23) pedido para que sejam quantificados os custos da ação do PL para anular o segundo turno das eleições de 2022. Há indícios de litigância de má-fé e descumprimento de boa-fé processual.

Com os custos da ação definidos, pode-se exigir o ressarcimento do dinheiro público empregado para que o TSE a examine. Entre os responsáveis podem constar o PL e o presidente Jair Bolsonaro.

"A meu ver, a ação do atual presidente, conjuntamente com seu partido político, caracteriza abuso na proposição de ação, a ensejar dano e a consequente apuração de responsabilidade", avalia o procurador Lucas Furtado.

BRASILIA, DF, BRASIL, 22-11-2022, 12h00: O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, acompanhado do engenheiro Carlos Rocha, do advogado do PL Marcelo Bessa e de vários parlamentares do partido no Congresso, durante anúncio dos resultados da auditoria feita por uma empresa privada nas urnas eletrônicas nas eleições desse ano. (Foto: Pedro Ladeira/Folhapress, PODER) - Folhapress

Segundo ele, é repugnante que a ação do PL seja aventada em um pais no qual a "democracia prepondera".

"Ao que parece, o atual presidente não sabe lidar com derrotas e tenta a todo custo criar embaraços para o encerramento das eleições no país. Indo além, pelo visto, é apenas mais uma tentativa de aflorar conflitos sociais e instigar a polarização existente em nosso país. A par de qualquer subjetividade, certo é que tal ação repercute no país sendo abnegada no meio político", critica.

O PL endossou nesta terça-feira (22) o discurso golpista de Bolsonaro e decidiu pedir ao TSE, mesmo sem apresentar provas de fraude, a invalidação de votos depositados em urnas por "mau funcionamento".

De acordo com o partido, mais de 279,3 mil urnas eletrônicas utilizadas no segundo turno do pleito "apresentaram problemas crônicos de desconformidade irreparável no seu funcionamento". Para as atuais eleições, a Justiça Eleitoral disponibilizou cerca de 577 mil equipamentos.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.