Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Folhajus AGU

Associação de advogados públicos quer projeto para integrar carreiras da AGU

Presidente da Anafe diz que criação de carreira de apoio não acarretaria novas despesas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Recém-eleito presidente da Anafe (Associação Nacional dos Advogados Públicos Federais), Sérgio Montardo quer propor ao Congresso um projeto de lei que trate da integração das carreiras da AGU (Advocacia-Geral da União).

Montardo, que foi eleito em dezembro e tem mandato até 2024, afirma que o pleito é antigo e atrapalha o funcionamento do órgão. "A AGU é uma das poucas carreiras jurídicas que não possuem esse quadro técnico para execução das atividades-meio", disse. "Um dos grandes interesses dos advogados públicos federais é a criação dessa carreira de apoio, evidentemente que sem a criação de novas despesas."

Fachada do prédio da Advocacia Geral da União (AGU)
Fachada do prédio da Advocacia Geral da União (AGU) - Divulgação/AGU

Segundo o presidente da Anafe, projetos que estão sendo pensados preveem a extinção de cargos para a recriação ou transformação em carreiras de técnicas.

"O melhor desempenho dos advogados públicos na sua atividade-fim precisa desse apoio técnico, à medida que boa parte das atividades que hoje são desenvolvidas por advogados públicos não se relacionam exatamente com a parte do direito, e sim com a parte organizacional dos seus processos, do enorme volume de trabalho. E isso, evidentemente, prejudica o trabalho final."

Montardo também cita como prioridade a modificação da lei orgânica para prever a integração das quatro carreiras da AGU —procurador federal, procurador da Fazenda Nacional, procurador do Banco Central e advogado da União.

"A ideia é justamente trazer uma simetria estrutural nas quatro carreiras que compõem a grande carreira da Advocacia-Geral da União, e que os advogados públicos federais possam atuar em condições de igualdade dentro da estrutura da AGU."

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.