Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Lula deve inaugurar trecho de transposição do São Francisco no CE e dar troco em Bolsonaro

Imbróglio em licitação do Ramal do Salgado foi resolvido em novembro, e obras devem começar só em 2023

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve inaugurar em seu governo a extensão da transposição do rio São Francisco até o Ceará, trecho licitado na gestão de Jair Bolsonaro (PL), acusado por adversários de se apropriar da obra, iniciada no segundo mandato do petista.

O Ramal do Salgado, um dos últimos trechos da transposição do São Francisco, teve o edital anunciado em outubro de 2021. A Engibras ganhou a disputa no início deste ano, mas o leilão foi contestado pela rival Queiroz Galvão e posteriormente anulado pelo governo por um erro operacional.

Presidente Jair Bolsonaro no rio São Francisco
Presidente Jair Bolsonaro durante a inauguração do Núcleo de Controle Operacional da Transposição do Rio São Francisco - Jair M. Bolsonaro no Twitter

No final de novembro, a disputa teve seu desfecho, com um julgamento que considerou a Engibras vencedora da nova licitação realizada —a empresa deu lance de R$ 357,85 milhões.

No entanto, segundo consultores que acompanham o processo, não houve qualquer movimentação do Ministério do Desenvolvimento Regional para a assinatura do contrato, passo fundamental para que as obras tenham início.

A expectativa é que isso só ocorra em janeiro e, com isso, a extensão saia do papel durante o terceiro mandato do petista, já que a previsão é de que as obras durem em torno de 30 meses.

Em sua campanha pela reeleição, Bolsonaro usou a transposição do rio São Francisco em suas peças eleitorais. O atual presidente finalizou apenas trechos do projeto. Quando assumiu a Presidência, as obras de transposição do São Francisco já tinham sido concluídas em mais de 90% nos governos de Lula, Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (MDB).

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.