O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), tenta resolver um impasse entre os presidentes do PL, Valdemar Costa Neto, e do Republicanos, Marcos Pereira, que cobiçam a primeira vice-presidência da Casa na legislatura que terá início em 1º de fevereiro.
No PL, que manterá a maior bancada da Câmara, o filho 03 do presidente Jair Bolsonaro, Eduardo Bolsonaro (SP), e o deputado Sóstenes Cavalcante (RJ) já sinalizaram a Valdemar que gostariam de disputar o posto. Em suas negociações, Lira indicou a preferência por um nome que não seja visto como radical.
Líderes partidários passaram a sugerir ao presidente o nome de Marcos Pereira, que ocupou a primeira vice-presidência durante o último mandato do ex-presidente Rodrigo Maia. O presidente do Republicanos é visto como um parlamentar moderado. Há a expectativa de que ele concorra à presidência da Casa em 2025.
A situação coloca em lados opostos dos dois principais aliados de Lira. PL e Republicanos, que, com o PP, deram sustentação ao governo de Jair Bolsonaro, tiveram atuação coesa durante a presidência do alagoano.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.