Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu transição de governo

Presidente do PDT, Lupi ainda não foi chamado a conversar com Lula

PT teria sinalizado que partido poderia ser contemplado com um ministério

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, afirma que ainda não foi procurado pelo presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para discutir a participação da legenda na Esplanada. Ele tem a expectativa de que a conversa aconteça até segunda-feira (26), quando o petista afirmou pretender concluir a montagem de seu ministério.

0
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontra com Carlos Lupi, presidente do PDT do ex-presidenciável Ciro Gomes, em São Paulo, no hotel Jaraguá, em São Paulo. (Foto: Mathilde Missioneiro/Folhapress) - Folhapress

De acordo com líderes pedetistas, Lula teria sinalizado que gostaria de contar com a participação da sigla no primeiro escalão. Lupi diz, no entanto, que deixou o presidente eleito à vontade e não fez exigências. "A tarefa dele não é fácil e terá alguns complicadores, como PSD, MDB e União. Nós não somos problema", diz.

Ele ressalta, no entanto, que o PDT foi o único partido que fechou questão formalmente para apoiar Lula no segundo turno. O dirigente partidário lembra que até mesmo no MDB de Simone Tebet não houve decisão oficial, e parte dos emedebistas seguiram opositores do presidente eleito.

No desenho que estava sendo traçado no gabinete de transição, caberia ao PDT o Ministério da Previdência, mas esse também foi oferecido ao União Brasil. Lupi nega que tenha sido sinalizado a eles qual pasta receberiam.

Nas eleições de 2022, o PDT bancou a candidatura à Presidência do ex-ministro Ciro Gomes, que fez uma campanha com ataques a Lula. Petistas reconhecem, no entanto, que parte do PDT manteve-se com Lula e que o partido pode ter papel importante para a governabilidade a partir do ano que vem.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.