Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Fies Enem

Após cobranças, secretário da Educação de SP diz que receberá sindicato dos professores

Renato Feder é chamado de privatista pela Apeoesp, que fala em greve caso demandas não sejam atendidas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O secretário da Educação do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos), Renato Feder, diz que até a semana que vem abrirá diálogo com a Apeoesp (sindicato dos professores), que o cobrou por não ter recebido a entidade desde que tomou posse.

Liderada pela deputada estadual Professora Bebel (PT), a associação quer discutir demandas trabalhistas e já fala em convocar greve se não houver acordo.

Bebel afirma que fez pelo menos cinco pedidos de audiência com Feder. O sindicato só foi recebido até hoje pelo secretário-executivo da pasta, Vinicius Neiva.

Nesta semana, a Apeoesp divulgou documento em que relata "uma conjuntura adversa", com "um governo bolsonarista" que tem à frente da Educação "um secretário de viés privatista e que até o momento não se dispôs a conversar com nossa entidade".

0
O secretário estadual da Educação, Renato Feder, durante entrevista à Folha no Palácio dos Bandeirantes - Mathilde Missioneiro - 2.jan.2023/Folhapress

"Vou recebê-los, sim. Provavelmente na semana que vem", diz Feder ao Painel. Ele, que nega a pecha de privatista, afirma estar disposto a conversar sobre a redistribuição das aulas para os professores, mas defende a busca de uma proposta intermediária e promete atender a "pedidos justos".

"Sou um secretário técnico. Acredito na educação pública de qualidade e de resultados, com boa formação de professores e condições adequadas", segue ele, falando em esforço para dar reajuste salarial para os professores, "como também quer o governador Tarcísio".

A deputada Professora Bebel (PT-SP), que também é presidente da Apeoesp - Charles Sholl - 21.mai.2019/Brazil Photo Press

O sindicato também tem exigências como o abono de faltas para professores que participem de atividades da categoria e a liberação para ida a consultas médicas. Quer ainda que o governo paulista se comprometa com o piso nacional da categoria, incorporando o reajuste ao salário.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.