Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Governo Lula

Governo Lula avalia retomar Consea com membros derrubados por Bolsonaro

Conselheiros de órgão para o combate à fome terminarão mandato que foi interrompido em 2019

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estuda retomar as atividades do Consea (Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional) com a equipe que teve o mandato interrompido após o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) desativar o órgão como uma das primeiras medidas de sua gestão. Os conselheiros perderam a função cerca de seis meses antes do prazo previsto.

Membros de ONF distribuem marmitas em comunidade de São Paulo atingida pela fome - Ronny Santos - 21.jul.2022/Folhapress

A proposta foi apresentada em encontro na quinta-feira (19) que reuniu a presidente do Consea na época, Elisabetta Recine, e outros três ex-dirigentes, Renato Maluf, Francisco Menezes e Maria Emília Pacheco.

Convidados e representantes do governo aprovaram a ideia durante a conversa em Brasília. O órgão, reativado por Lula em 2003 como parte do programa Fome Zero, deverá voltar a funcionar até março e ficará alocado na Secretaria-Geral da Presidência da República.

Com a restituição do mandato dos conselheiros do biênio 2017-2019, o governo demarcará uma diferença com Bolsonaro no tratamento do conselho que assessora a Presidência em políticas contra a insegurança alimentar, um dos problemas que Lula pretende atacar.

O grupo do Consea será incumbido de organizar a próxima conferência nacional do setor, outro mecanismo de participação social que o petista quer resgatar depois da diminuição drástica do envolvimento da sociedade civil nas decisões de governo. A volta do conselho foi uma das primeiras ações de Lula após a posse, no dia 1º, por meio de medida provisória.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.