Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Congresso Nacional

PL articula abrir voto na eleição do Senado para sinalizar força de Marinho

Aliados do candidato de oposição calculam ter já 35 votos para comandar a Casa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Senadores do PL planejam tornar seus votos públicos na próxima quarta-feira (1º), quando a Casa elege seu próximo presidente. De acordo com o líder da legenda, Carlos Portinho (RJ) a ideia é mostrar unidade da segunda maior bancada e sinalizar força da candidatura de Rogério Marinho (PL).

Há quem defenda, ainda, que outros senadores sejam pressionados a abrir seus votos, como Mecias de Jesus (Republicanos-RR).

Ele vinha sinalizando que prefere reeditar o apoio à reeleição do atual presidente, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), como uma forma também de garantir votos do PT ao filho, o deputado federal Jhonatan de Jesus (Republicanos-RR), candidato a ministro do TCU (Tribunal de Contas da União).

0
O ex-ministro Rogério Marinho, candidato à presidência do Senado pelo PL. (Foto: Pedro Ladeira/Folhapress) - Folhapress

Mas em uma articulação para garantir apoio a Marinho, o PL abriu mão de disputar a 1ª vice-presidência da Câmara em favor do presidente do Republicanos, Marcos Pereira (SP). Correligionários de Valdemar Costa Neto, presidente do PL, acreditam que o preço foi alto de mais para correr o risco de defecções.

De modo geral, no entanto, os articuladores do candidato do PL avaliam que o voto secreto tende a beneficiá-lo. Pelos cálculos, eles dependem de traições de quem já firmou compromisso com Pacheco, e por isso o voto secreto os deixaria mais à vontade.

Aliados de Marinho contabilizam ao menos 35 votos, o que inclui senadores de partidos da base do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A eleição para a presidência do Senado é secreta, feita com o depósito de cédulas em uma urna. O senador pode individualmente, se assim o desejar, expor a sua cédula aos presentes.

Em 2019, o ex-presidente Davi Alcolumbre (União-AP) conseguiu uma reviravolta inesperada quando os parlamentares começaram individualmente a abrir seus votos aos presentes.

Ainda sob o impacto da eleição do ex-presidente Jair Bolsonaro, considerado à época um nome fora da política tradicional, senadores que haviam firmado compromisso com Renan Calheiros (MDB-AL) preferiram não correr o risco do desgaste de se associar a um candidato que enfrentava resistência da opinião pública naquele período.

Diante do risco de derrota, Renan desistiu da disputa. Alcolumbre ganhou com 42 votos.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.