Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu desigualdade de gênero

Receita terá recorde de mulheres em cargos de superintendência

No total, serão três nestes postos de coordenação regional do órgão, ou 30% do total

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, nomeia nesta terça-feira (31) cinco novos superintendentes nos estados.

Pela primeira vez, três superintendências serão chefiadas por mulheres ao mesmo tempo — antes, só duas haviam comandado estas estruturas, e em momentos diferentes.

No total, há dez superintendências regionais na estrutura da Receita. Ou seja, 30% serão exercidas por mulheres, mais do que os 20% que representam a parcela feminina na carreira de auditor fiscal como um todo.

Nova secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas.(Crédito Luis Macedo / Câmara dos Deputados)

Serão nomeadas na terça Maria Helena Pampolha para a 2ª Região, que alcança seis estados do Norte, e Maria Cecília Meng para a unidade em São Paulo, unidade responsável por 50% da arrecadação do país. Elas vão se somar a Cláudia Regina Leão do Nascimento Thomaz, chefe da 9ª Região, que engloba Paraná e Santa Catarina.

Barreirinhas escolheu mulheres para outros cargos importantes no seu gabinete. Adriana Gomes Rêgo é a secretária-adjunta, Mirian Takada é chefe de gabinete, Cláudia Lúcia Pimentel Martins da Silva é subsecretária da Sutri (Tributação e Contencioso) e Andrea Costa Chaves, subsecretária da Sufis (Fiscalização).

Também será publicada no Diário Oficial da União desta terça a nomeação de Ricardo Antônio Carvalho Barbosa para a 3ª Região (CE, MA e PI), Michel Lopes Teodoro para a 6ª Região (MG) e Claudinei Cubeiro dos Santos para a 7ª Região (ES e RJ).

Nos últimos dias, surgiram informações de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) determinou a troca das superintendências para afastar bolsonaristas do comando destes órgãos. A interlocutores, Barreirinhas tem tido que sequer conheceu Lula e que as trocas são técnicas, por motivos de eficiência.

Meng, por exemplo, está na Receita desde 1995 e já exerceu cargos relevantes, como o comando da Delegacia Especial de Maiores Contribuintes. Já Teodoro fez parte da força tarefa que investigou o ex-garçom Glaidson Acácio dos Santos, conhecido como Faraó dos Bitcoins.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.