Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Valdemar se culpa por não ter preparado Bolsonaro para a derrota

O presidente do PL se arrepende de não ter traçado um plano com o ex-presidente antes do resultado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, confidenciou a interlocutores que se culpa por não ter preparado o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para a derrota.

Segundo relata, ambos estavam tão seguros da vitória que não discutiram um plano sobre como proceder caso Luiz Inácio Lula da Silva (PT) levasse a melhor.

Depois do resultado, Bolsonaro caiu em um estado de depressão, manteve em volta poucos aliados e quase não se manifestou.

0
O ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL) chega para pronunciamento 45 horas após o resultado das urnas, dentro do Palácio da Alvorada. (Foto: Gabriela Biló/Folhapress) - Folhapress

O ex-presidente foi convencido a fazer um pronunciamento reconhecendo a vitória do adversário somente 45 horas após o segundo turno. O pedido foi para que ele ajudasse a desmobilizar os bloqueios de caminhoneiros nas rodovias.

Conselheiros por mais de uma vez pediram para ele se dirigir aos apoiadores acampados nos quartéis do Exército. "Dizer o quê?", respondia Bolsonaro.

Havia um receio de aliados mais próximos de que a reclusão de Bolsonaro dificultasse que ele assumisse a liderança da direita e da oposição ao atual governo, permitindo que sua gestão fosse atacada se defesa.

Valdemar, no entanto, não acredita que os 58 milhões de votos dados ao ex-presidente se dispersaram e conta com esse eleitorado para engrossar o número de prefeituras comandadas pelo partido.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.